Se a prática do rádio permite e até exige improvisos, isso não significa que não seja preciso técnica para fazer rádio. A lição vale para todos os que atuam nesse veículo de comunicação, inclusive para professores e alunos que participam de projetos de educomunicação nos quais a rádio é o canal utilizado para expor ao público o resultado de um trabalho coletivo.


Coordenador do projeto “Nas Ondas do Rádio”, gerido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Alberto Mendes de Lima destaca o livro “Como Falar no Rádio” como fonte importante para os que se interessam pelo trabalho no veículo, independentemente da função desempenhada na formatação de um programa de rádio.

Lima afirma que a obra, a qual chegou à décima edição neste ano, fornece dicas importantes de linguagem e produção para enriquecer a construção feita no ambiente escolar. “Costumo utilizar vários conceitos desse livro em palestras que faço sobre implementação de rádios escolares”, afirma o educador.

O autor do livro, Cyro César, coordenador da Rádio Oficina – escola de mídia eletrônica – costuma, inclusive, receber alunos interessados pelo veículo para debates e conversar. “Tanto no livro como nas conversas, ele [Cyro César] tem uma linguagem didática”, diz Carlos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça 6 estratégias de ensino para alunos com TEA

Abordagens visam tornar o aprendizado mais acessível, respeitando o ritmo e a necessidades de cada estudante

Ciclo menstrual: como abordar o assunto com os estudantes?

Envolver meninos na conversa e discutir mitos ajuda a normalizar o assunto na escola

Quais as percepções que o praticante de bullying tem da sua conduta?

Pesquisadora entrevistou ‘bullies’ e explica como a visão deles ajuda a enfrentar o problema na escola

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.