Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
 “Os pequenos nos convidam a experimentar. 
Eles têm a arte dentro de si.
Para crianças pequenas,
 existe uma conexão direta entre vida e obra.”
(Anna Marie Holm, Baby Art – os primeiros passos com a arte)
 
  
Elenira e Fafi se conheceram no consultório pediátrico, antes de formarem
uma cia de teatro para bebês (Crédito: Enio Fernandes)
 
Em março, comemora-se o dia mundial do teatro (27/03). O NET Educação abre o mês trazendo um estilo de peça ainda incomum no Brasil: um teatro pensado para bebês. O espetáculo “O que eu sonhei?” nasceu junto com a formação da Cia. Zin, em 2011, após Elenira Peixoto e Fafi Prado se conhecerem no consultório pediátrico e resolverem colocar em prática o desejo em comum. A proposta da peça é o de oferecer uma experiência contemplativa que “poetiza a hora do sono”.
 
O grupo tem um caminho percorrido com projetos para bebês, já que também busca a interação mais direta com os pequenos em outro espetáculo, a instalação performática ao ar livre chamada “Cara de quintal”, que leva a criança a se sujar, mexer, brincar e já passou por espaços como o Parque do Povo e o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP).
 
Entre os próximos sonhos que Elenira e Fafi pretendem realizar estão o de participar de festivais fora do país, para continuar a pesquisa do grupo e trazer novos elementos ao teatro para bebês, e o de que algumas políticas culturais passem a olhar a arte feita para esse público.
 
 
 O espetáculo “O que eu sonhei?” nasceu em 2011
(Crédito: Enio Fernandes)
 
O NET Educação acompanhou uma sessão da peça “O que eu sonhei?” juntamente com a atriz, professora e arte-educadora Paula Zurawski, responsável pela tradução de “A história mundial do teatro” e coautora do livro “O contexto e a prática da educação infantil”. Ao final da apresentação, Paula notou que a montagem promove “uma experiência compartilhada entre famílias, em que a plateia se sente à vontade para interagir, inclusive corporalmente”.
 
No áudio, você conhece mais do processo criativo da Cia. Zin, ouve a opinião de pais e de Paula Zurawski sobre a peça, além da palavra do músico Fábio Freire, que destaca a importância dos sons na concepção de um espetáculo para a primeira infância. 
 
Links:
– A peça “O que eu sonhei?” voltará em cartaz em abril. Saiba mais aqui
Veja imagens da instalação performática “Cara de quintal”
Acesse vídeos sobre as Conversas poéticas entre arte e bebês
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.