Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“O Escaravelho do Diabo”, de Lúcia Machado de Almeida, foi a porta de entrada de uma geração de crianças e jovens para o universo dos livros. Lançado em 1972, o título está na 27ª edição e foi um dos mais vendidos da Coleção Vaga-Lume, destinadas aos jovens daquela época. O diretor Carlo Milani foi um deles. Com larga experiência como diretor de televisão, ele resolveu levar para o cinema essa curiosa história.

Veja também:
Autor de livros infantojuvenil acredita que literatura para estudantes deve gerar identificação
Livro Aberto: Pedro Bandeira, o “Kara” da literatura
infantojuvenil
Pedro Bandeira: 10 livros do escritor de
literatura infantil e juvenil

Mesmo antes de estrear nas telonas, a divulgação do trailer já tem despertado o interesse de muitos adultos. A adaptação, assinada pelos roteiristas Melanie Dimantas e Ronaldo Santos, tem sido muito debatida em função da mudança do protagonista da história. No livro, Alberto tem 20 anos, é estudante de medicina e seu irmão mais novo é a primeira vítima de uma série de assassinatos da fictícia Vale das Flores. Na película, o foco se inverte. É o irmão mais novo, interpretado pelo jovem ator Thiago Rosseti, que irá desvendar a morte de seu irmão mais velho. 

Carolina Moraes, representante da produção, coloca a diferença do livro e do filme e entende que, numa adaptação, “você não pode reproduzir tudo exato, você tem que criar”.

A equipe do NET Educação teve acesso a uma sessão preliminar de “O Escaravelho do Diabo”. Um dos aspectos que justifica a mudança do protagonista é a internet. No filme, a busca pelas informações é muito mais simples hoje do que há quatro décadas, quando o livro foi lançado. A web é o local em que o protagonista descobre os mais variados tipos de besouro, que são recebidos pelas vítimas antes de serem assassinadas. A pesquisa ajuda o investigador Pimentel (Marcos Caruso) a desvendar a trama. 

No áudio, você fica sabendo como surgiu a ideia de adaptar a história para o cinema e descobre outros títulos de livros infantojuvenis de sucesso que poderão ganhar as telas.

 


Thiago Rosseti, no papel de Alberto. O ator integrou o elenco das telenovelas 
"Amor e Revolução" e "Carrossel", ambas no SBT, e agora estreia
no 
cinema (Crédito: Aline Arruda/divulgação)

 

Links:

– Acompanhe tudo sobre o filme na página oficial do Facebook
– Assista ao trailer de “O Escaravelho do Diabo”

Veja também:
Literatura infantojuvenil: Museu da Pessoa traz autores consagrados
Produção audiovisual para público
infantojuvenil precisa evoluir no Brasil

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.