Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 “Às vezes eu sou muito mais verdadeiro com os desenhos do que com as palavras.”
(Rogério Coelho)



Imagem do livro descrita pelo autor no áudio (foto: Marcelo Abud)


O ilustrador Rogério Coelho tem muitos motivos para comemorar. Em 2016, ele recebeu os prêmios Jabuti e o troféu HQMix para desenhista nacional pelo livro “O barco dos sonhos”. E em 2017, ao completar 20 anos de carreira, a obra será publicada nos Estados Unidos e no Canadá. 

“O barco dos sonhos” foi produzido ao longo de sete anos.  O resultado é uma obra sensível e meticulosamente desenhada em 84 páginas. Na entrevista ao NET Educação, Coelho conta que a ideia surgiu em uma viagem feita com a família ao litoral de Santa Catarina, durante o inverno de 2008. 

“Eu acabei até me frustrando um pouco nesta viagem, porque eu esperava que a gente pudesse aproveitar um pouco mais. E eu olhava pros meninos, e os meninos nem aí, só correndo, aproveitando”, relembra. 

As reflexões levaram a uma narrativa que mistura realidade e sonho. As imagens surgem de uma folha em branco e da misteriosa correspondência entre um velho e um menino. 


Antes e depois: à frente, os esboços de “O barco dos sonhos”. Ao fundo, o livro pronto. 
(Foto: Marcelo Abud)


Na entrevista, Coelho é convidado a fazer a audiodescrição de um trecho do livro. Fala, ainda, da experiência de participar do projeto “Adote um Escritor”, iniciativa da Secretaria de Educação de Porto Alegre e da Câmara do Livro. Nele, os alunos das escolas municipais da região escolhem e estudam um livro e têm a oportunidade de conhecer seu autor. Os estudantes desenharam, tiraram fotos e mostraram o livro que fizeram a partir da obra. 

“É como se fosse uma fotonovela, com os próprios alunos encenando a história. Eles acabaram criando outro livro. Nem os professores imaginaram que um livro sem textos pudesse interessar tanto aos seus alunos”, conta.  

De ilustrador a autor

Foi a experiência como ilustrador de mais de 100 livros de literatura infanto-juvenil que inspirou Rogério Coelho a desenvolver suas próprias narrativas. “Tive oportunidade de ilustrar Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Moacyr Scliar, Ferreira Gullar. Tudo isso foi responsável por eu criar um referencial de literatura, de imaginação, que me impulsionou a querer colocar as minhas histórias”, revela. 

“O barco dos sonhos” é o segundo livro de imagens de Rogério. O primeiro, ‘O gato e a árvore’, integrou o Programa Nacional Biblioteca na Escola, PNBE 2014. O ilustrador desenvolveu ainda uma série de livros de imagem com 14 títulos, que fazem parte da também premiada coleção Mundo Leitor-Linhas da Vida. 

  

O barco dos sonhos será lançado em janeiro de 2017, nos Estados Unidos e no Canadá, pela Tilbury House Publishers


 

LINKS
Acompanhe os passos de Rogério Coelho no blog do ilustrador e autor   
Leia matéria do blog Estante de Letrinhas, do Estadão, em que Bia Reis relata a experiência de Rogério Coelho no programa Adote um Escritor

Créditos: as músicas utilizadas nesta edição do Livro Aberto, em ordem de entrada no áudio, são: Aquarela (Vinicius De Moraes / Toquinho / Guido Morra / Maurizio Fabrizio), com Toquinho, O homem velho (Caetano Veloso), com Caetano Veloso, Timoneiro (Hermínio Bello de Carvalho / Paulinho da Viola), com Paulinho da Viola, Corsário (Aldir Blanc / João Bosco), com Zizi Possi. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.