Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 
Tatiana Klix, Cinthia Rodrigues, Luciana Alvarez e Mariana Morena
Costa, idealizadoras do “Quero na Escola!”, juntamente com Luísa
Pécora (Crédito: divulgação)


Há um ano, cinco jornalistas que escrevem sobre educação participaram do Social Good Brasil Lab, um laboratório que ajuda a viabilizar projetos de inovação social com o uso de tecnologias e novas mídias. A partir de conversas com professores e alunos, desenvolveram o portal “Quero na Escola!”, com a intenção de aproximar a escola pública e a sociedade. 

Cinthia Rodrigues conta, em entrevista ao NET Educação, que ao ouvirem professores nas atividades do laboratório, as jornalistas identificaram a distância que separa a sociedade da escola e que esta não é objeto do interesse da comunidade, dos governos e mesmo dos seus próprios alunos, desmotivados “por não terem voz na escola”. Foi daí que surgiu a ideia ouvir os alunos para manifestarem o que gostariam de aprender.  

O projeto articula alunos, voluntários e a escola. O aluno começa por se cadastrar no site do projeto e registrar o seu pedido. Além de publicar o desejo do aluno no portal, as jornalistas articulam parceiros, e contam redes sociais, para buscar voluntários dispostos a abordar o conteúdo ou a atividade solicitada. 

Uma palestra sobre drogas foi o pedido de Thaylinne Cunha, aluna do ensino médio da EE Caetano de Campos, na Aclimação, região central de São Paulo (SP). A atividade foi realizada pelos psicólogos Gabriela Campos dos Santos e Otávio Machado. “Eles chegaram falando com a gente como se fossem nossos amigos”, conta ela. 

Ao completar um ano, o “Quero na Escola!” deu início a uma nova etapa. Em outubro, mês dos professores, serão eles que terão os pedidos atendidos. A ideia é que os docentes parem para refletir o que querem levar para seus alunos.

O Especial Professor tem apoio da Fundação SM (Somos Mestres), organização que realiza pesquisas educacionais, com foco na formação e valorização de professores. Segundo a historiadora e diretora da fundação, Maria do Pilar Lacerda, “todos os projetos que puderem usar as redes de forma transformadora é essencial, pois o professor precisa desta rede de sustentação que a sociedade civil pode ser”.


“Quero na Escola!” articula alunos, voluntários e a
escola (Crédito: reprodução)

 

LINKS:
Saiba mais sobre professores fazerem os pedidos no “Quero na Escola!”
– Acompanhe as ações do “Quero na Escola!” no blog do programa

Créditos: as músicas utilizadas nesta edição, em ordem de entrada, são “Mulher de Coronel” (Gilberto Gil) com Gil e Margareth Menezes, “Sonho Impossível” (Chico Buarque/Joe Darion) com Maria Bethânia, “Me Deixa Falar” (George Israel/Paula Toller) com Kid Abelha, “Mais uma Vez” (Renato Russo/Flávio Venturini) com Legião Urbana.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.