Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Na formação e atuação, os professores se deparam com propostas multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar, intradisciplinar ou transdisciplinar. Para esclarecer o que é cada uma dessas modalidades de ensino, o Instituto Claro conversa com o professor de pedagogia da educação e youtuber, Davi Teodoro.

“Dentro das relações entre as disciplinas, temos três termos que são comumente usados, que é a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”, esclarece.

No áudio, Davi compartilha um exemplo que utiliza com seus alunos para explicar os diferentes graus de interação entre as disciplinas.

“Eu coloquei três pedacinhos de massinha na minha mão e mostrei para eles. O fato daquelas massinhas existirem e estarem na minha mão é o mesmo que dizer que existem disciplinas na mesma escola, no mesmo currículo. Isso é
multidisciplinar.”

Ele segue comparando ao misturar as diferentes massinhas com o envolvimento crescente entre os diferentes conteúdos da escola.

“Começo a amassar por uns dois ou três minutos e aquilo vai virar uma massa cinza. Deixou de ser massinha? Não. O que mudou é o grau de interação entre as massinhas. Elas interagiram tanto, tanto, até que se tornaram uma coisa só”, explica ele.

Ainda no podcast, o especialista cita outras formas menos citadas no dia a dia do professor, quando se fala nessa interação entre disciplinas: a pluridisciplinaridade e a intradisciplinaridade.

Transcrição do Áudio

Música: “Remember September”, de Freedom Trail Studio, fica de fundo

David Teodoro

Enquanto professores, precisamos ter a consciência de que nós somos transformadores dessa sociedade. Se a educação sozinha não muda a sociedade, tampouco a sociedade muda sem ela.
Sou o professor Davi, trabalho com conhecimentos pedagógicos para concursos do magistério, para formação de professores.

Vinheta “Instituto Claro – Educação”

Música de Reynaldo Bessa, instrumental, de fundo

Marcelo Abud:
Multi, pluri, inter, intra, transdisciplinar. Esses são alguns dos termos que fazem parte do dia a dia de professores. Para entender como se dá cada uma dessas práticas, o Instituto Claro conversa com o professor de matemática e de pedagogia da educação,  Davi Teodoro.

Davi Teodoro:
Dentro das relações entre as disciplinas, nós temos três termos que são comumente usados, que é a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Então multidisciplinar, as disciplinas existem no mesmo lugar; interdisciplinar: elas estão no mesmo lugar e começam a dialogar entre si; transdisciplinar: elas dialogam entre si, mas interagem de tal forma que se torna uma coisa só.

Marcelo Abud:
A multidisciplinaridade se refere ao fato de existirem várias disciplinas, sem que haja ligação entre elas.

Davi Teodoro:
Então quando um assunto é abordado por mais de uma disciplina – não sendo no mesmo tempo, no mesmo período, como o mesmo objetivo – ele é abordado de forma multidisciplinar.

Eu sou professor de matemática. Eu já trabalhei números romanos com meus alunos de sexto ano do ensino fundamental. Quatro meses depois eles relataram que a professora de história trabalhou números romanos com eles. A multidisciplinaridade, para ficar mais fácil de entender, representa o nosso modelo tradicional de currículo: cada professor na sua disciplina, sem interagir, sem dialogar, ensinando seus conteúdos de forma isolada, desconexa e individual.

Marcelo Abud:
Interdisciplinaridade é quando o assunto é trabalhado em mais de uma disciplina ao mesmo tempo e com um objetivo em comum.

Davi Teodoro:
Existem disciplinas diferentes: língua portuguesa, matemática, arte, educação física, e essas disciplinas podem dialogar entre si, podem desenvolver um trabalho em conjunto e quando é estabelecido um objetivo, um conteúdo a ser trabalhado, onde, para que a aprendizagem seja eficaz e para que o aluno aprenda integralmente, é necessário conhecimento de uma outra disciplina, então os professores se organizam, eles trabalham em conjunto para atingir o mesmo objetivo, mas com cada professor fazendo seu trabalho da sua maneira na sua disciplina.

Música: “Você e eu, eu e você” (Tim Maia)
Juntinhos
Você e eu, eu e você
Eu e você, você e eu

Davi Teodoro:
A transdisciplinaridade, junto com a multi e inter, é um dos três termos mais comuns nessa discussão da relação entre as disciplinas. Jean Piaget, na década de 70, tem muito material dele sobre essa relação epistemológica das disciplinas. Então quando a gente estuda trans, trans vem de transformação; aí já é uma mudança radical, é o grau máximo de interação entre as disciplinas.
Se em um momento conseguirmos romper todas as barreiras entre as disciplinas, o diálogo, a interação se tornem uma coisa só, nós alcançamos a transdisciplinaridade. Como o próprio nome já diz, transcende as disciplinas. É uma proposta formadora que ultrapassa as paredes da sala de aula e está em harmonia com o funcionamento dos seres humanos. É contextual, tem contexto, está relacionado à necessidade do aluno e ela não preocupa-se só com o conhecimento específico da disciplina, mas com a formação geral. Não tem disciplinas, existe o conhecimento global.

Ela é complexa porque, por exemplo, o professor na prática transdisciplinar ele
precisa dominar tudo de todos os assuntos, de todos os conteúdos, para que
aquele conteúdo não seja abordado de forma fragmentada, tendencionada
para uma disciplina só.

Marcelo Abud:
O professor Davi compartilha um exemplo prático que utilizou com seus alunos para explicar as diferentes interações entre as disciplinas.

Davi Teodoro:
Eu coloquei três pedacinhos de massinha na minha mão e mostrei para eles. O fato daquelas massinhas existirem e estarem na minha mão é o mesmo que dizer que existem disciplinas na mesma escola, no mesmo currículo. Isso é multidisciplinar.

Com dez, vinte segundos amassando aquelas três massinhas eu comecei a misturar, só que eu misturei pouco. Então quando a gente pega três massinhas e mistura rapidamente elas vão virar uma bola, mas eu consigo olhar para aquela bola e ver o pedaço de massinha branco, o pedaço de massinha preta e o pedaço de massinha amarela, as massinhas começaram a interagir. As disciplinas começaram a dialogar, mas olhando pra aquele trabalho eu consigo identificar o que é massinha preta, o que é massinha branca e o que é massinha amarela. Assim é na prática interdisciplinar.

Agora se eu pego aquela massinha e começo a amassar, amassar por uns dois ou três minutos aquilo vai virar uma massa cinza, como você, professor, você que está nos ouvindo, já viu o seu filho ou um aluno transformando aquele monte de massinha colorida em uma única bola de cor cinza. Deixou de ser massinha? Não. O que mudou é o grau de interação entre as massinhas; elas interagiram tanto, tanto, até que se tornaram uma coisa só.

A transdisciplinaridade é como se tivesse aquela massinha cinza. Eu sei que as disciplinas estão ali, só que elas interagiram tanto que eu não consigo distinguir qual é qual.

Música: “Junto e misturado” (MV Bill), com MV Bill, DJ Tony, Kmila
Tamo junto
Se quer subtrair, fique por ai, se não tiver a fim de somar

Tamo junto e misturado
É lado a lado
Tamo junto e misturado

Marcelo Abud:
O professor cita ainda duas outras formas menos comuns: a pluri e a intradisciplinaridade.

Davi Teodoro:
A pluridisciplinaridade é simplesmente o fato de um conteúdo ser abordado ao mesmo tempo por mais de uma disciplina. Enquanto lá na multidisciplinaridade o conteúdo apenas era abordado, agora não, nós temos o mesmo objetivo naquela semana: ensinar o conteúdo de números romanos. Mas é pluridisciplinar porque eu não vou dialogar, eu não vou perguntar o que ele vai ensinar para eu complementar na minha área; eu não vou perguntar a metodologia que ele utilizar para eu fazer um ensino diferente, não. Só vamos trabalhar em um mesmo momento.

Já a relação entre os conhecimentos e conteúdos de uma mesma disciplina é o que nós chamamos de intradisciplinaridade, como, por exemplo, língua portuguesa: eu farei uma leitura de frase quando inicialmente eu fizer a leitura de palavras. São conteúdos que são necessários para que o próximo conteúdo seja desenvolvido.

Então enquanto multidisciplinaridade, pluri, inter e transdisciplinaridade referem-se à relação entre as disciplinas, a intradisciplinaridade ela se refere à relação dos conteúdos e conhecimentos de uma mesma disciplina.

Marcelo Abud:
E no caso do ensino online, há alguma modalidade que seja mais apropriada?

Davi Teodoro:
O ideal, por conta dessa especificidade da educação a distância, seria desenvolver práticas interdisciplinares pra contextualizar o conteúdo, mas também pra envolver o aluno e tornar ele mais instigado e propenso a aprender. Na interdisciplinaridade, o objetivo é o mesmo, mas o diálogo entre as disciplinas proporciona um aprendizado mútuo e enriquecimento da outra disciplina, para contextualizar o conteúdo, mas também para envolver o aluno e tornar ele mais instigado e propenso a aprender.

Música de Reynaldo Bessa, instrumental, de fundo

Marcelo Abud:
Agora que você tirou qualquer eventual dúvida sobre a interação entre as disciplinas, é hora de pensar como promover a melhor articulação entre o seu conteúdo e o de outros professores.

Com apoio de produção de Daniel Grecco, Marcelo Abud para o Instituto Claro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.