Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 
Alunos do professor Cléssio compram seus primeiros livros por meio de campanha
de financiamento coletivo na internet (Crédito: Looking4Heroes)

O professor Cléssio Bastos não se esquece do que sentiu ao tomar conhecimento do desempenho de seus alunos da Escola Municipal José Carlos Pimenta, localizada na zona rural de Goiânia, a 25 Km do centro da cidade. Em uma avaliação diagnóstica proposta pela prefeitura, no ano de 2015, “eu vivi o auge da frustração, porque eu não conseguia resultado com eles”, conta.

Veja também:
– Plano de aula: Diário de Anne Frank
– Em Pauta: Malala e a luta das mulheres pela educação

Foi quando percebeu o interesse de seus alunos, durante a leitura compartilhada da obra “Eu Sou Malala” – a biografia da jovem ativista paquistanesa. Sem recursos para comprar os exemplares, projetou uma versão digital do livro na parede da sala para lerem juntos passo a passo. A motivação, o desempenho e uma nota melhor foi o que veio depois: média 8,0 em uma nova avaliação. “Depois disso, tudo o que eu propus a eles, eu consegui fazer.”

Essa experiência, somada a outras que conheceu em viagens que fez, deu origem ao projeto “Alimente Heróis com Livros”. Além da leitura de biografias como a de Anne Frank, Cléssio criou uma campanha por meio de financiamento coletivo para bancar a compra de livros para os alunos. Eles quem realizaram e estrelaram os vídeos de promoção da campanha.

Já com o dinheiro arrecadado, a turma foi pela primeira vez a uma livraria e comprou seus livros. E, para celebrar o primeiro livro lido na íntegra, os alunos criaram uma nova campanha, agora para arrecadar fundos para a Fundação Malala, que garante o direito de todas as crianças irem à escola. 

Agora, Cléssio, realizado como professor, depois de aprender o caminho para inspirar a escola e cada um de seus alunos, parte em busca de novas histórias motivadoras. Ele está de viagem marcada para Peru e para a Índia, onde pretende recolher histórias de heróis anônimos, que possam inspirar muitas crianças, e conta-las no site Looking4Heroes.


Alunos menores também receberam seus exemplares (Crédito: Looking4Heroes)

 

LINKS:
– Conheça uma das histórias que inspirou o projeto “Alimente Heróis com Livros”
Acompanhe todos os passos dos heróis e aventuras destacados pelo professor Cléssio

Crédito: as músicas utilizadas na edição do áudio, pela ordem, são: Reza a Lenda, interpretada e composta por Dnaipes, Dia Especial (Rodolfo Boechat), com Tiago Iorc, Hero (Mariah Carey). As trilhas de fundo são tocadas por Reynaldo Bessa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.