Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Desde 2011, Céu Marques utiliza a internet para compartilhar o amor que tem pela língua portuguesa. Formada em letras (português-literatura), a professora publica exercícios, dicas e exemplos destinados ao ensino fundamental em seu blog e perfis no Facebook e Instagram. “Ao mesmo tempo em que essa disciplina nos é tão íntima, ela também nos é desconhecida. Um paradoxo que a torna muito especial. Não tem como se desvincular dela”, justifica.

Com imagens ilustrativas e a publicação de conteúdos em “doses homeopáticas”, segundo ela, as redes têm atraído principalmente a comunidade escolar. “Muitos professores escrevem dizendo que usaram as postagens durante as aulas. Acredito que o interesse vem pela maneira como trato os assuntos. Ao pensar na melhor forma de apresentar cada um deles, busco deixá-los mais dinâmicos, lúdicos e interessantes”.

A postagem acima é uma das de maior repercussão entre as que foram publicadas por Céu Marques

 

No áudio, Céu aponta a importância de se conhecer e respeitar as regras da língua portuguesa, avalia o que a pessoa que fala e escreve bem ganha em sua formação escolar e na vida pessoal e aborda os riscos que corre quem utiliza constantemente abreviações e outros recursos do “internetês” (linguagem característica do ambiente virtual). Ainda no podcast, dois depoimentos de pessoas que tiveram o interesse pela profissão despertado a partir de aulas de português na escola: o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o comunicador Antônio Viviani.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do podcast, por ordem de entrada, são: “Língua” (Caetano Veloso), “Você não entende nada” (Caetano Veloso), interpretada por Daniela Mercury, “Assaltaram a gramática” (Lulu Santos / Wally Salomão), com Os Paralamas do Sucesso, “Luar do Sertão” (Catulo da Paixão Cearense), com Luiz Gonzaga. Trilha de fundo: Reynaldo Bessa.

Crédito da imagem: DragonImages – iStock

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Antônio Viviani
Antônio Viviani
5 anos atrás

Caro Marcelo Abud,
Muito lisonjeado pela citação de meu nome neste podcast.
Grande abraço e muito obrigado.

Viviani

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.