Desde 2011, Céu Marques utiliza a internet para compartilhar o amor que tem pela língua portuguesa. Formada em letras (português-literatura), a professora publica exercícios, dicas e exemplos destinados ao ensino fundamental em seu blog e perfis no Facebook e Instagram. “Ao mesmo tempo em que essa disciplina nos é tão íntima, ela também nos é desconhecida. Um paradoxo que a torna muito especial. Não tem como se desvincular dela”, justifica.
Com imagens ilustrativas e a publicação de conteúdos em “doses homeopáticas”, segundo ela, as redes têm atraído principalmente a comunidade escolar. “Muitos professores escrevem dizendo que usaram as postagens durante as aulas. Acredito que o interesse vem pela maneira como trato os assuntos. Ao pensar na melhor forma de apresentar cada um deles, busco deixá-los mais dinâmicos, lúdicos e interessantes”.
No áudio, Céu aponta a importância de se conhecer e respeitar as regras da língua portuguesa, avalia o que a pessoa que fala e escreve bem ganha em sua formação escolar e na vida pessoal e aborda os riscos que corre quem utiliza constantemente abreviações e outros recursos do “internetês” (linguagem característica do ambiente virtual). Ainda no podcast, dois depoimentos de pessoas que tiveram o interesse pela profissão despertado a partir de aulas de português na escola: o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o comunicador Antônio Viviani.
Créditos:
As músicas utilizadas na edição do podcast, por ordem de entrada, são: “Língua” (Caetano Veloso), “Você não entende nada” (Caetano Veloso), interpretada por Daniela Mercury, “Assaltaram a gramática” (Lulu Santos / Wally Salomão), com Os Paralamas do Sucesso, “Luar do Sertão” (Catulo da Paixão Cearense), com Luiz Gonzaga. Trilha de fundo: Reynaldo Bessa.
Crédito da imagem: DragonImages – iStock
Caro Marcelo Abud,
Muito lisonjeado pela citação de meu nome neste podcast.
Grande abraço e muito obrigado.
Viviani