Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

                     “Este livro é teu, Saudade do lar; 
única fada que, espero,
concitará os homens ao
mútuo perdão, fazendo das
trincheiras e das arenas de
batalha a mais trágica das solidões”. 
(Mário de Andrade)

                             
   Ideal cristão e tonalidade épica marcam livro e peça (Crédito: Divulgação)

Em 1917, sob o pseudônimo de Mário Sobral, o poeta Mário de Andrade publica seu primeiro livro “Há uma gota de sangue em cada poema”. A obra reúne treze textos que trazem a visão pacifista do escritor diante dos horrores da 1ª Guerra Mundial, em curso. Mário chama o leitor para o horror da guerra, tema ausente da obra de autores deste tempo. De acordo com Telê Ancona Lopez, estudiosa da obra do autor, “na estreia poética, o compromisso é o desejo de objetivar o papel de cristão na denúncia da guerra”.

Para celebrar o lançamento desta obra pouco conhecida do público, a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, que fica na casa em que Mário viveu, apresenta uma adaptação do  livro, feita pela companhia teatral Confraria de Elephantes. De acordo com o diretor da Confraria, Janssen Balgobin, a peça é fiel à visão angustiada do poeta, que não entende as razões dessa guerra acontecer.
Segundo o coordenador do espaço, Marcelo Tupinambá Leandro, uma das propostas da Casa é “produzir conteúdos artísticos, a partir da obra de Mário de Andrade, para que, assim como os modernistas imaginaram, o público possa fazer esse processo antropofágico de comer, deglutir, incorporar a obra e depois ter melhores decisões para resistir à banalização da nossa cultura”.
O áudio traz, ainda, algumas passagens da leitura dramatizada dos poemas e trechos da  trilha sonora original, concebida por Marcelo Tupinambá Leandro. Nela, há elementos ligados à leitura musical de Richard Wagner para o poema Fausto, de Goethe, e de uma modinha anônima brasileira do século 19, que foi fonte de pesquisas do próprio Mário de Andrade.
Serviço
1917 – Há uma gota de sangue em cada poema
Domingos, às 20 horas – até 26 de Março de 2017
Dramaturgia e Encenação: Janssen Balgobin. Elenco: Marjorie Gerardi e Lucas Scalco
 
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 (Barra Funda)
Telefone: 11 – 4116-3665 / 95218-8664
Horário da Bilheteria: Apenas no dia do evento, abre com 1h de antecedência
Links:
– Acesse o livro aqui.
– Leia o artigo da Professora de Literatura Brasileira da USP e responsável pelas pesquisas sobre Mário de Andrade no IEB, Telê Ancona Lopez, sobre a estreia poética de Mário de Andrade.
Créditos: Todas as músicas utilizadas na edição do podcast integram a trilha sonora original da peça, composta por Marcelo Tupinambá Leandro.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.