Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“Que seja um lugar para todo mundo e, ao mesmo tempo, um lugar para cada um. Que cada um se sinta bem-vindo, contemplado, feliz e saia daqui com vontade de voltar.” 

(Mila Chiovatto – Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo)


 

Mila Chiovatto, 15 anos à frente do Núcleo de Ação Educativa: proposta é ampliar
o público que frequenta o museu (foto: Marcelo Abud)


Um museu que garanta a acessibilidade de todos a partir de recursos que estimulem diferentes sentidos. Este é o objetivo do Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca, área voltada para garantir aos diferentes públicos do museu a possibilidade de aprender. 

Para conhecer o projeto de educação da Pinacoteca, o NET Educação entrevistou a coordenadora da área Mila Chiovatto. Segundo ela, um museu para todos vai além do acesso às obras. É preciso incluir e levar à visitação pessoas que não têm o hábito de frequentar esses espaços. “O público que normalmente frequenta museu tem, no mundo inteiro, as mesmas características: é mais elitizado, de classe média ou alta e mais feminino”, aponta Mila.   

No áudio, a coordenadora apresenta as ações que aproximam o público da arte. A iniciativa começa no site “Museu para todos”. Ali,  o internauta encontra atividades, desafios e games. São dois conjuntos de jogos: “para aprender e se divertir” e “para se divertir e aprender”.  Eles podem ser usados tanto para o trabalho em sala de aula, com ênfase em conteúdos curriculares, como para a diversão em casa. 


Francesco, de 7 anos, e a mãe Camille moram em Natal e visitaram a Pinacoteca para
vivenciar as atividades do Pinafamília (foto: Marcelo Abud)


Uma série de projetos realizados no espaço da Pinacoteca acolhe diversos públicos, como famílias, estudantes e visitantes de todas as idades. A Educateca reúne jogos que podem ser utilizados no local e está disponível permanentemente. Já a  Pinafamília propõe atividades às famílias que visitam o museu, todo segundo domingo do mês. Há também atividades e materiais voltados para visitantes com deficiência. É o caso da audiodescrição das obras, disponível para o público com deficiência visual. 

Pequenos visitantes

Francesco, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, é um dos participantes das atividades da Pinacoteca. “Os museus têm muita curiosidade e falam muitas coisas sobre o mundo”, conta. Para Manoela, que está no 4º ano, a Pinacoteca é muito mais interessante do que outros museus “pelas atividades que oferece”. 


Guilherme e a filha Manoela, de 9 anos, brincando na Pinacoteca (Foto: Marcelo Abud)


O Núcleo de Ação Educativa dispõe ainda de materiais e programas para professores. Alguns materiais são publicados e distribuídos gratuitamente e servem de apoio à prática pedagógica, reunindo imagens das obras do acervo e orientações para o trabalho em sala de aula.  Acabam de ser lançados cadernos sobre Tarsila de Amaral e Almeida Júnior, que podem ser retirados durante a semana no museu. Aos finais de semana acontecem processos de formação para o uso desses materiais.  Outra ação é o Clube do Professor, que agrupa 50 docentes que já participaram de cursos promovidos pela Pinacoteca e se encontram mensalmente.  Em 2016, a proposta do grupo foi o desenvolvimento de jogos para as práticas nas escolas. Para saber mais a respeito de todas as atividades, o telefone do NAE é (11) 3324 0947.

Links: 
Divirta-se e aprenda ou aprenda e divirta-se com os jogos do Museu para Todos
Acesse o audioguia, criado por Hélio Ziskind, para a galeria tátil da Pinacoteca
Conheça a visão de  Mila Chiovatto sobre o museu para todos
 

Créditos: as músicas utilizadas nesta edição, em ordem de entrada, são: Xote dos Milagres (Tato), com Falamansa, Aprendendo a Jogar (Guilherme Arantes), com Elis Regina, Esquadros, composta e interpretada por Adriana Calcanhoto, e Abaporu (César Lacerda e Numa Ciro), com Laura Lopes. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.