Guilherme Guerra e Paula Calçade são recém-formados em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo. No fim de 2017, eles apresentaram um trabalho de conclusão de curso (TCC) que une jornalismo e educação em uma reportagem multimídia de cinco capítulos, disponível na internet.
“Vozes do ensino médio” é um panorama sobre o ensino médio da rede estadual de São Paulo. Os jovens jornalistas conversaram com mais de 100 pessoas envolvidas com a realidade escolar, como alunos, professores, diretores, especialistas e representantes do governo para produzir o texto, fotografias, vídeos, áudios e infografias para o TCC. O portal multimídia criado por eles é dividido em cinco segmentos: o gargalo, a rede, o entorno, giz e lousa, o oásis e a reforma.
“O que a gente mais observou é que não existe um aluno, existem diversos alunos nas escolas estaduais de São Paulo. Tem o estudante que está super engajado, aquele que está por obrigação, os que vieram de instituições privadas por causa da situação econômica, aqueles que estudaram a vida inteira no ensino público. Há diversidade tanto de professores, alunos, escolas diferentes entre si. Não dá para generalizar”, afirmam.

O Instituto Claro ouviu Paula e Guilherme, que fazem um panorama e trazem alguns apontamentos da pesquisa que fizeram. No áudio, você acompanha também algumas vozes do ensino médio que compõem a plataforma multimídia do projeto. “A gente viu que nosso TCC estava baseado em cinco pilares. Alunos, professores, governo, infraestrutura e o que a gente chamava de o mundo lá fora. Logo a gente notou que a escola era muito fechada nela mesma. Os alunos se sentiam muito isolados dentro da escola”, explica Guilherme.
Créditos:
Os depoimentos utilizados nesta edição foram extraídos do TCC “Vozes do ensino médio”.