Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
“Do Menino do Dinheiro, 
Nova história vou contar.
Ela é toda em versos,
Dá até pra cantar
As andanças de um garoto
Que resolveu viajar.”
(sextilha presente no livro)
 
 
 Versão em cordel da obra aproxima as crianças da educação financeira 
 
O Menino do Dinheiro foi idealizado, em 2012, pelo educador financeiro Reinaldo Domingos para trazer o tema para dentro das escola. Não por acaso o personagem principal chama-se Reinaldinho, já que foi inspirado no próprio autor. Aos 12 anos, Reinaldo realizou o primeiro dos seus muitos sonhos e comprou uma bicicleta com suas economias. O Reinaldinho, personagem de "O Menino do Dinheiro”, também tem um jeito todo próprio de realizar sonhos.
 
Veja também: 
 
Nesta narrativa escrita em rima, vai parar no Nordeste após juntar troco e mesada para comprar passagem de avião antecipada. Em visita ao avô,  no Recife (PE), ele descobre o universo do cordel, ao presenciar um desafio entre dois repentistas: Chico do Bolso Furado e Maneco. De maneira lúdica e divertida, "O Menino do Dinheiro” transporta para a riqueza da poesia da tradição oral e, de quebra, faz  aprender mais sobre os animais, estampados nos versos das cédulas de nosso dinheiro. 
 
Essa nova aventura de Reinaldinho foi desenvolvida em coautoria com o poeta José Santos – autor reconhecido por diversos títutos infantojuvenis – e conta com ilustrações de Luyse Costa. 
 
     
    O repentista Sebastião Marinho improvisa versos no lançamento do livro (a esquerda, crédito: editora DSOP); Os autores José Santos e Reinaldo Domingos (a direita)
 
No áudio, José Santos e Reinaldo Domingos contam o início de sua parceria e a escolha do cordel como caminho para levar "O Menino do Dinheiro” às escolas. Você ouve também um trecho do livro, na voz dos autores e ainda a improvisação de Sebastião Marinho, um mestre do repente.
 
LINKS:
 
 
Créditos: as músicas utilizadas na matéria são, por ordem de entrada, “No meio do caminho” (Reynaldo Bessa), “Tião do Lenço” (Galvão Frade), “Pague meu Dinheiro” (Nando Cordel), improviso de Sebastião Marinho, “Embarque” (Reynaldo Bessa) e “Lamento Urbano” (Reynaldo Bessa).
 
Veja também:
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.