Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado destaque no processo educacional. Pensadas para motivar os estudantes, elas buscam dar sentido à construção do conhecimento.

“Sempre que conseguimos que o aluno faça um exercício mental e deixe a posição de simplesmente receber a informação, estamos trabalhando com metodologia ativa”, define o vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), João Mattar, ouvido pelo Instituto Claro.

João Mattar diante de estante em que exibe coleção de livros que tratam do tema (crédito: Marcelo Abud)

 

O professor explica que estas estratégias não são uma novidade e cita, como exemplo, Aristóteles. Para esse filósofo grego e discípulo de Platão, a verdade era obtida por meio de questionamentos. Já no Brasil, um modelo é o método Paulo Freire. “Ele convida o aluno a ter uma postura ativa, uma responsabilidade dialógica, a interagir com a aprendizagem”.

Diante de uma série de ferramentas que estimulam métodos ativos de aprendizagem, o educador selecionou para este podcast algumas que podem ser aplicadas em diferentes contextos educacionais. No áudio, Mattar elenca e explica como funcionam conceitos como a sala de aula invertida, o estudo de caso, a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação.

Com as metodologias ativas, o professor conduz a aula em busca de maior interação com o aluno. Este, por sua vez, assume o protagonismo de sua própria aprendizagem, ao receber estímulos que o levam à reflexão e à solução de conflitos e desafios. No entanto, o especialista ressalta que o fato de se valorizar esses métodos não exclui aulas expositivas. “Se o orador é bom, gera reflexão e também produz uma ativação mental”, pondera.

Em destaque, alguns livros sobre metodologias ativas, sugeridos pelo professor (crédito: Marcelo Abud)

 

Créditos:
As músicas utilizadas no áudio, por ordem de entrada, são: “8 anos” (Marcelo Machado Vieira), com Adriana Calcanhotto; “Todo mundo explica”, Raul Seixas; e “Vivendo e aprendendo”, Guilherme Arantes. A música de fundo é de autoria de Reynaldo Bessa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.