Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
 “Se uma criança não for livre da falta de escola,
ninguém será livre da falta de escola.”
(Mario Sergio Cortella)
 
Cortella fala para auditório lotado no lançamento do livro
 “Educação, convivência e ética” (Crédito: divulgação)
 
O filósofo e doutor em Educação, Mario Sergio Cortella, realizou, no início de março, a palestra “Ética e convivência: ainda dá tempo!”, no auditório do TUCA, na PUC-SP, zona oeste de São Paulo (SP). No evento, ele apresentou algumas das ideias que integram o seu novo livro.
 
Na introdução da obra, Cortella afirma que “faz parte da competência docente a capacidade de não só fazer bem aquilo que se faz, mas fazer o bem com aquilo que se faz”. Em entrevista ao portal NET Educação, ele explica: “fazer o bem é fazer com que aquilo que a gente faz eleve as pessoas para uma vida que não seja exclusivista, egoísta, autocentrada. É preciso reconhecer o perigo da frase ‘cada um por si, Deus por todos’ e introduzir outra: ‘todos por um e um por todos’. Esta que sem dúvida, pode nos conduzir ao futuro. Fazer o bem é orientá-lo para o benefício de uma comunidade em que estamos inseridos”, ressaltou.
 
Veja também:
 
No áudio, você confere trechos da palestra em que Cortella explica que a ética é transmitida por meio dos exemplos que damos. Ele chama atenção para o papel do educador em sala de aula, que tem ali uma tarefa fundamental, como o responsável pelo processo de educar. Defende que educador e seus alunos são iguais na dignidade, mas não na responsabilidade. O educador tem um papel diverso e decisivo.
 
Outros trechos com Cortella estarão no NET Educação
na TV, a partir de 27/03 (Crédito: Lívia Cappellari)
 
Cortella também comenta que há famílias que colocam no mesmo patamar pais e filhos, aceitando tudo o que estes fazem. Afinal consideram que “o amor aceita tudo”. Porém, para ele, o amor é aquele que impõe condições que garantam uma formação ética. O filósofo defende que a ética na escola pode ajudar a formar valores para que se entenda aquilo que é digno de ser, de se fazer e de se pensar. Ele cita o educador Paulo Freire para concluir: “não é só a escola que faz isto, mas sem a escola, isto não será feito”.
 
Links:
– Em pauta: as origens de Paulo Freire, um aluno da vida
– Cortella filosofa diariamente pela CBN. Aqui você acessa os áudios da Escola da Vida
 
Créditos: as músicas utilizadas na matéria, por ordem de entrada, são: “O Sal da Terra” (Beto Guedes-Ronaldo Bastos), e “Ávida” (Estrela Ruiz Leminski).

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.