Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
"A boneca, para a criança, é um espelho do seu ser e uma amiga muito
próxima do coração, pois, sempre a acompanha nas brincadeiras,
nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir."
(extraído do site Preta Pretinha)
 
 
 Joyce e as irmãs produzem bonecas negras, indígenas, cadeirantes,
cegas 
(Crédito: Veronica Manevy/CartaFundamental)
 
Como a maioria das meninas, as irmãs Joyce, Lúcia e Cristina adoravam bonecas. No entanto, passaram a infância se perguntando por que não havia bonecas negras. Quando tiveram que levar brinquedos para a escola, a avó das garotas as presenteou com bonecas de pano feitas por ela mesma. A partir daí, as três irmãs diziam, em tom de brincadeira, que teriam uma loja para vender as bonecas da avó, quando crescessem. 
 
A ideia ganhou corpo, em 2000, na loja e instituto Preta Pretinha, na Vila Madalena, em São Paulo (SP). No espaço, bonecas negras dividem as prateleiras com muçulmanas, orientais, indígenas e pessoas com deficiência. Além de clientes, o local recebe a visita constante de educadores, professores, psicólogos e psiquiatras que utilizam os brinquedos com uma visão pedagógica.
 
Nesta edição, você ouve duas das três sócias do projeto Preta Pretinha, as irmãs Joyce e Lúcia Venâncio. Conversamos também com a educadora e cliente da loja, Joyce Anne, que adquiriu para o filho de quatro anos um boneco sem cabelo, quando Miguel iniciou o tratamento de quimioterapia. Ainda no áudio, você fica a par de uma nova versão – mais ligada ao nosso folclore – para a lenda do Saci Pererê.
 
 O boneco do Miguel, sem
cabelo, igual ao garoto

(Crédito: Joyce Anne)
 
Links:
– Visite o site da Preta Pretinha
– Faça uma visita virtual à loja, em vídeo de Mona Dorf
Conheça melhor o Saci que faz contraponto ao Halloween
 
Créditos: 
As músicas utilizadas nesta reportagem, por ordem de entrada no áudio, são: “Uma só voz” (Cazuza), com Titãs e convidados, “Black is Beautiful” (Marcos Valle), com Elis Regina, “Negro Rei” (Marcelo Barbosa / Bozzo Barreti / Nil Bernardes), com Cidade Negra, “Boneca de Piche” (Ary Barroso e Luiz Iglésias), com Itamar Assumpção, “Amigo estou aqui” (Randy Newman – Trilha de Toy Story), com Zé da Viola, “Preta Pretinha” (Moraes Moreira), com Os Novos Baianos.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.