Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 “Foi o erro que me ensinou a ser um bom professor.

Hoje, estar onde eu estou e ser hoje um professor
melhor do que eu era há 30 anos é porque
eu errei bastante.” 
(Leandro Karnal em entrevista ao NET Educação)
 
 
O livro “Conversas com um jovem professor” é construído sobre o diálogo entre um professor de meia-idade – o Leandro Karnal de hoje – com um professor iniciante – que é ele próprio no início da jornada acadêmica. “É a minha memória atual falando com a minha memória daquela época. O que eu gostaria de ter ouvido sobre isso”, comenta. As conversas são o resultado de mais de 30 anos de prática docente. 
 
A trajetória de Karnal começa como professor de História, Geografia e das antigas OSPB (Organização Social e Política do Brasil) e EMC (Educação Moral e Cívica) na escola básica, segue pelo ensino médio e adentra ao ensino superior. Hoje, doutor em História Social e professor do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (nicamp), ele traz sua compreensão sobre a formação e a prática docente.
 
Para ele a formação inicial dos professores, a universidade antecipa pouco dessa experiência real. “Onde enfio Piaget e Vygotsky quando vou fazer a chamada?”, indaga ele na obra, lembrando que os cursos de Pedagogia têm foco num importante arcabouço teórico, porém muito distante da sala de aula. “Ninguém naquela ocasião me disse sobre chamada, sobre conselho de classe, sobre convívio com os colegas, sobre como aplicar uma prova e como enfrentar uma reunião com os pais.”
 
No áudio, o autor lê um trecho da introdução da obra, aborda suas motivações, seus erros e acertos e aponta o que pode tornar a experiência de aprender inesquecível. “O objetivo da escola não é tocar ou divertir, mas tocar e divertir, seduzir, via afeto ou via lúdica, é a porta que eu abro daquele aluno para o real. Seduzida, uma pessoa é apta a aprender”, diz ele. 
 
As conversas do livro se desenrolam em oito capítulos: “Naqueles campos que eu navego melhor, eu escrevi. No que eu acho que há gente que possa dizer algo a mais, que é o da disciplina, eu pedi o auxílio da minha irmã Rose Karnal, que é professora há mais tempo, exclusivamente no ensino fundamental”. 
 
“História na Sala de Aula” e “O Historiador e suas fontes” são outras obras produzidas pelo autor que valem a leitura. 
 
Links:
– Leia o primeiro capítulo do livro no site da editora Contexto 
– Ouça também a entrevista com Leandro Karnal sobre Shakespeare e a importância de se ler os textos clássicos 
 
Créditos: as músicas utilizadas no áudio, por ordem de entrada são “Aprendendo a jogar” (Guilherme Arantes), com Elis Regina, “Bom humor” (Guilherme Arantes), com Leila Pinheiro, “La Marseillaise” (Claude Rouget de Lisle), com Édith Piaf.
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.