Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

A obra completa foi publicada em 1846. No enredo, o próprio Garrett narra o que observa e faz comentários em torno de uma breve viagem – na companhia de amigos – que faz de Lisboa à Santarém, em 1843.

Com esse ponto de partida, o autor promove digressões, ou seja, divagações sobre assuntos de cunho político, social, histórico, econômico e literário. O pano de fundo, no entanto, traz confissões pessoais e tem por base o envolvimento sentimental entre os personagens Carlos e Joaninha, que vivem um romance em 1834, no fim das lutas liberais, em Portugal.

“Viagens na Minha Terra” marca o início da moderna prosa literária portuguesa. A obra liberta o discurso da tradição clássica e promove uma original mistura de estilos e de gêneros, ao fazer uso de uma linguagem por vezes jornalística por vezes dramática. A qualidade da oratória do escritor ajuda a construir um texto vivo e repleto de imagens.

Para alguns, o estilo de Almeida Garrett é a antecipação de uma mudança que alcançaria seu ponto mais alto em Eça de Queirós.

Links:
Documentário da Série “Grandes Livros” – Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett. Exibido pela RTP2 em 2009
“Viagens na Minha Terra” (obra em domínio público)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.