Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Manuel Antonio de Almeida nasceu em 1831, na então capital federal Rio de Janeiro. Para pagar a faculdade de Medicina, trabalhava como revisor e redator no Correio Mercantil. Em um dos suplementos desse periódico saem, em folhetins, as “Memórias de um Sargento de Milícias”. Em livro, o romance é lançado entre 1854 e 1855, em dois volumes, sob o pseudônimo de “um Brasileiro”.

O tom irônico é uma das marcas da obra, assim como a presença de um anti-herói e o estilo oral e descontraído da escrita. Apesar de estar classificado como uma obra do Romantismo, “Memórias de um Sargento de Milícias” é um livro de transição. O romance é narrado em terceira pessoa. As tais “memórias” se referem ao período histórico em que a história de desenrola, apresentando cenas e costumes de uma época.

A frase que inicia o romance (“Era no tempo do rei”) situa o período em que se passa a história: as primeiras décadas do século 19, época do rei D. João VI. Apesar disso, as personagens que se destacam representam os mais humildes, o que dá ao leitor uma noção do estilo de vida suburbana do Rio antigo.

O enredo narra as aventuras de Leonardo, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça, ou, conforme a obra: filho de uma pisadela e de um beliscão. Rejeitado pelos pais, passa aos cuidados dos padrinhos: uma parteira e um barbeiro. Este protege e mima o afilhado, acreditando em um grande futuro para ele. Mas não demora para que Leonardo se torne um completo vadio; vadio-mestre; vadio tipo, como descrito no capítulo XVIII do livro.

LINKS:
“Memórias de um Sargento de Milícias” (obra em domínio público)
Conheça a letra e ouça o samba-enredo da Portela, de 1966. Lançado em 1971 no LP homônimo de Martinho da Vila, ele apresenta os personagens e a história do livro

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.