Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“A Cidade e as Serras” integra a fase em que Eça de Queirós se afasta do Realismo e passa a discutir temas contemporâneos. À época do lançamento do livro, em 1899, o autor português morava em Paris e integrava o grupo de intelectuais “Os Vencidos da Vida”.

Ao contrário de obras como “O Crime do Padre Amaro” e “Os Maias”, “A Cidade e as Serras” deixa de lado o ceticismo, a ironia, a insatisfação e a melancolia, características dos romances naturalistas.

O enredo desenvolve o Conto Civilização, escrito pelo próprio autor em 1892, em que os males da cidade grande são depreciados diante do elogio feito aos valores da natureza, mais especificamente do interior de Portugal.

No início da trama, Jacinto, um jovem rico, que tem seus ancestrais em Portugal, considera o mundo urbano de Paris a verdadeira civilização. A descoberta de que o campo é onde estão os bons ares, a boa comida e os bons vinhos acontece quando ele viaja para cuidar das propriedades da família, em Tormes. Diante da natureza, percebe que, antes, vivia em um mundo contaminado pela tecnologia e pelos falsos valores dos centros urbanos. O clima bucólico das serras portuguesas o leva a fazer caridades, se casar e ter filhos.

A trama de “A Cidade e as Serras” retrata a segunda metade do século 19, na Europa. O contexto é o da Revolução Francesa, que dá origem à chegada da burguesia ao poder.

A obra faz um contraponto ao progresso urbano e industrial, mas não deve ser confundida como um mero elogio à mesmice da vida campestre. Na verdade, ao mudar seu ponto de vista, Jacinto ressalta a nova relação que propõe entre as elites, representa por ele, e as classes populares. Ao reformar sua propriedade no campo e melhorar as condições de vida dos trabalhadores, demonstra a promoção social dos mais simples, propondo um equilíbrio entre a racionalização e a modernização da vida no campo.

Links:
“A Cidade e as Serras” (obra em domínio público)
Entenda o que representou o grupo “Os Vencidos da Vida”, do qual Eça de Queirós fez parte na fase em que publicou A Cidade e as Serras

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.