Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 “Pastora das nuvens, cada luz colore
meu canto e meu gado de tintas diversas.
Por todos os lados o vento revolve
os velos instáveis das reses dispersas”
(Destino – poema do livro “Viagem”)

 
O ano de 2014 é marcado pelo cinquentenário da morte de Cecília Meireles, que ocorreu em 9 de novembro de 1964. Também, pode ser lembrado pelo lançamento do livro de poesia infantil dela “Ou Isto ou Aquilo”, que chegou às livrarias um pouco depois do falecimento da autora.
 
A “pastora das nuvens”, como se define a própria autora no poema “Destino”, publicou seu primeiro livro, “Espectros”, em 1919, aos 18 anos de idade. Em 1938, seu livro “Viagem” conquistou o prêmio Olavo Bilac de poesia, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Uma das escritoras brasileiras mais importantes, foi jornalista, cronista, ensaísta, professora, autora de literatura infantojuvenil e pioneira na difusão do gênero no Brasil. Em 1965, recebeu, postumamente, o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.  
 
Nessa edição do Livro Aberto, o editor assistente da Global Editora, Gustavo Henrique Tuna, aborda a obra de Cecília, mais conhecida como poeta, mas que ele ressalta ter escrito também crônicas. Os livros dela vêm sendo relançados, desde 2012, e um selo comemorativo vai celebrar os 50 anos do lançamento da primeira edição do livro “Ou Isto ou Aquilo”, na Bienal do Livro, em São Paulo.
 
 
LINKS
Leia uma resenha sobre a obra “Ou Isto ou Aquilo"
Acompanhe entrevista publicada na Revista Manchete no ano da morte da autora
– Programe-se para a Bienal do Livro de São Paulo
 – Acesse o catálogo de livros de Cecília Meireles relançados pela Global Editora
 
Créditos: as músicas utilizadas, em ordem de entrada, são: “Retrato”, poema musicado e interpretado por Sueli Costa; a polêmica “Canteiros”, em que Fagner cita versos do poema “Marcha”, de Cecília Meireles, inicialmente sem dar os devidos créditos; e “Motivo”, de Cecília Meireles, também na voz de Fagner.
 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.