Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

 

O que exatamente teria acontecido em 7 de setembro de 1822? Já na introdução da versão juvenil ilustrada do livro “1822”, de Laurentino Gomes, há a revelação de que a cena do Grito do Ipiranga foi bem diferente do que diz o hino nacional brasileiro – “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante” – e do que mostra o quadro de Pedro Américo. “D. Pedro, por exemplo, naquele dia do ‘Independência ou Morte!’. Se é que foi o que Sua Alteza gritou, estava atormentado por uma atroz dor de barriga. E chegou àquele ponto do rio Ipiranga numa mula, não num cavalo.”

 

Veja também:

– Bienal de SP: 1808, de Laurentino Gomes, ganha versão revista e ampliada

– Plano de aula: Independência do Brasil

 

Quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e “1822”, sobre a Independência do Brasil, e autor do mais recente “1889”, sobre a Proclamação da República, Laurentino Gomes é autor da trilogia que conta como o Estado brasileiro se constituiu.

 

Neste Livro Aberto, o jornalista e escritor conta sua própria história e revela como o pai teve influência no seu interesse por histórias, fala sobre a preocupação em aliar o conteúdo histórico a uma linguagem mais acessível e explica que as ilustrações da artista plástica Rita Bromberg Brugger casam com a proposta de alcançar o público adolescente.

 

O autor tem viajado o Brasil e visitado, sempre que a agenda permite, escolas para dar aulas baseadas em seus livros.  

 

LINKS:

– Mantenha-se em contato com as novidades sobre o autor no site oficial dele

– Acompanhe uma entrevista curiosa de Laurentino Gomes: 

 

 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.