Publicado em
19 de julho de 2016
“A poesia é como o pêndulo dos relógios de parede
de antigamente, que ficava balançando de um lado para
outro. Embora balançasse sempre no mesmo lugar,
o pêndulo não marcava sempre a mesma hora.”
(Poesia e Prosa, do livro “Vejam como eu sei
escrever”, de José Paulo Paes)
.jpg)
José Paulo Paes (à esq) e o músico Madan durante
gravação do CD Brincando com palavras, em 2005
(Crédito: Alessandro Laroca)
O ano de 2016 marca os 90 anos de nascimento de José Paulo Paes. Poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário, o autor destacou-se com uma obra voltada para as crianças. No áudio, focamos a produção infanto-juvenil do autor, morto em 1998. “Depois da poesia infantil de Cecília Meireles e de Vinícius de Moraes, o José Paulo Paes é quem dá de novo base à poesia para crianças”, afirma o escritor e bibliófilo e doutor em Literatura Brasileira pela USP Ésio Macedo Ribeiro.
Outro estudioso da obra de Paes, o professor de Literatura Brasileira e crítico literário Marcos Pasche, acredita que a obra deixada por Paes promove uma confluência harmônica de aspectos tradicionais e modernos, na arquitetura e no espírito dos poemas. Ele ressalta que, num contexto marcado por conflitos estéticos e ideológicos, característicos do século 20, o poeta rejeita bandeiras e segue um caminho próprio.
Do primeiro livro, “O Aluno”, publicado em 1947, até a publicação pós-morte de “Socráticas”, em 2001, esse poeta de Taquaritinga, interior de São Paulo, brincou com as palavras em jogos verbais, sonoros, efeitos de surpresa e de humor. Não por acaso encantou gerações e agrada tantos professores como seus alunos. Ouça no podcast os poemas musicados pelo cantor e compositor Madan, amigo pessoal do poeta.
LINKS
– Ouça algumas das poesias de Paes musicadas por Madan
– Leia a dissertação de mestrado de Marcos Pasche, para a UFRJ, “José Paulo Paes: poeta como nenhum outro”
Créditos: as músicas utilizadas nesta edição foram gravadas no CD “Brincando com Palavras”, de Madan. Pela ordem de entrada, são: “Paraíso”, “Letra Mágica”, “A Raridade, Dicionário, Convite, O Bife e Atenção” e “Detetive”.
Please login to comment
0 Comentários