A inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso dia a dia, transformando relações sociais, rotinas de trabalho e formas de aprender. Não é diferente na educação, com novas ferramentas e metodologias à disposição de estudantes, docentes e gestores. Limites, oportunidades e desafios dessa tecnologia estão em debate no terceiro episódio de “Entre mundos”, o videocast do Instituto Claro.

Para falar sobre essas questões, a convidada é a doutora em ciência-informática, livre-docente em IA e especialista no uso dessa tecnologia na educação Anarosa Brandão. Segundo ela, as ferramentas de IA, que já fazem parte das rotinas de estudantes, educadores e gestores, podem ser aliadas valiosas, otimizando a realização de tarefas que consomem muito tempo: “Dá para automatizar processos, permitindo ao professor usar o tempo em outras atividades que beneficiem os alunos”, diz.

Entretanto, Brandão alerta que o uso da IA no processo de ensino e aprendizagem deve ser acompanhado de uma análise crítica do conteúdo gerado por essas ferramentas. O olhar humano, afirma, é “imprescindível”.

Outra questão que merece atenção é a possibilidade de as desigualdades serem ampliadas. A especialista destaca o que ocorre no ensino público, com muitas escolas dependentes de soluções gratuitas para implementar a IA. Assim, são submetidas a limitações de uso que não costumam afetar o ensino privado.

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.