Rádio, fotografia, vídeo, blog, redes sociais. Alguns professores ainda veem nessas linguagens uma concorrência à sala de aula. No entanto, há um número cada vez maior de educadores que os reconhecem como aliados para a formação do jovem cidadão crítico e atuante. Práticas educativas alternativas têm possibilitado a leitura e o uso crítico dos meios de comunicação.
Nesta edição, você vai saber de que forma a jovem educomunicadora Evelyn Kazan criou o Projeto Click, um olhar curioso sobre o mundo. A motivação veio quando se deparou com a falta de alternativas culturais no bairro onde nasceu e mora. Hoje, a partir das oficinas oferecidas em Pirituba, São Paulo (SP), a região conta com jornal impresso, blog e rádio para divulgar atividades culturais e assuntos de interesse aos moradores.
O outro entrevistado desse Informe é o coordenador pedagógico do Instituto Asas no NET Comunidade, especializado em projetos sociais, Jean Karlo. Ele explica como foi influenciado pela educação problematizadora de Paulo Freire, que chegou a conhecer pessoalmente. Atualmente, defende o uso da arte e da comunicação em práticas educativas que estimulam e propiciam o exercício do senso crítico em jovens de 14 a 24 anos. É o que faz o NET Comunidade, a partir de oficinas de fotografia, jornalismo comunitário, blog, rádio e audiovisual.
O podcast também conta com as experiências de Carina e Anderson, participantes das oficinas oferecidas pelo NET Comunidade. No áudio, os vestibulandos contam como a experiência proporcionada pelas atividades, que aproximam educação e meios de comunicação, os ajudou a confirmar suas opções profissionais.
Links:
Entrevista: Alexandre Sayad, jornalista e educador – Veja
Entenda a educação problematizadora de Paulo Freire
Crédito da imagem: UnitoneVector – iStock