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O coordenador da área de Comunicação e Informação do Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Guilherme Canela; e a professora de língua portuguesa Lilian Toyota fazem uma análise e trazem dicas sobre como a efetiva digitalização das aulas pode trazer benefícios para professores e alunos.

Em fevereiro deste ano, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou um “choque de tecnologia” nas escolas públicas. Ao lançar o projeto Educação Digital, ressaltou que, além de oferecer – no segundo semestre – tablets para os professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais, a proposta é a formação de docentes e gestores para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

A partir da chegada dos recursos, a discussão já não é mais se é interessante ter a presença da tecnologia no processo educacional, mas sim como ela deve ser inserida na escola. De acordo com Guilherme Canela, essa questão deve ser precedida de um debate anterior que traga à tona temas como: quais os objetivos que se quer alcançar e de que forma todos os envolvidos no processo – gestores, professores, alunos e famílias – estão sendo chamados à participação.

O responsável pela formação de docentes para o uso das TICs ressalta que, na visão da Unesco, há grandes desafios para a digitalização do espaço educacional, que vão desde a infraestrutura para armazenar os equipamentos à capacitação dos professores não apenas para lidar com as novas mídias, mas também para produzir conhecimento novo nessas plataformas.

Para ampliar a discussão, o podcast também ouve a professora de língua portuguesa Lilian Toyota. Ela relata como a tecnologia faz parte do cotidiano das aulas que prepara e apresenta um exemplo prático e simples da aplicação de novos recursos para a o ambiente escolar. Em parceria com a professora de espanhol, elas promovem uma espécie de intercâmbio cultural entre alunos brasileiros e argentinos com o uso de ferramentas acessíveis como o Skype e uma webcam.

Links:
Conheça a proposta da Unesco em relação aos padrões de competência em TICs para professores
Conheça as propostas do projeto Educação Digital, do Ministério da Educação
Leia sobre projeto do Governo de Pernambuco que pretende manter o “Aluno Conectado”

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