Cena do game Thralled, com previsão de estreia em
novembro (Crédito: reprodução)
Neste Informe NET Educação, você vai conhecer Thralled, em conversa com o diretor do game, Miguel Oliveira. Também, no áudio, o coordenador geral do Núcleo de Inovação em Mídias Digitais e professor do curso de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Eric Messa, aborda o tema dos jogos informatizados.
Leia também:
– Jogos eletrônicos: bons aliados no processo de aprendizagem
– Ache jogos para educação no NET Educação
– Games podem ajudar na sala de aula, diz ministra da Educação da Finlândia
– Informe NET Educação: Games no processo ensino-aprendizagem
Eles apontam a percepção ainda vigente sobre as diferenças entre games educativos e games de entretenimento. Para o desenvolvedor de jogos Miguel Oliveira, é possível unir as duas características. Justamente foi essa visão que orientou o diretor do game Thralled, que tem como foco a escravidão no Brasil.
Nascido em Portugal, Oliveira só conheceu o passado da escravidão e do envolvimento de portugueses no tráfico negreiro por meio de novelas brasileiras exibidas pela TV portuguesa, já que o tema não é abordado na escola. O sucesso da novela “Sinhá Moça” o inspirou e o nome da protagonista da novela “Escrava Isaura” foi o escolhido para a personagem de seu jogo, já que, em terras lusitanas, Isaura virou sinônimo de escrava.
Em Thralled (aprisionado, em inglês, na tradução livre), Isaura enfrenta inimigos reais e imaginários ao ser separada da filha, no Congo, e enviada ao chamado “novo mundo”. Chegando ao Brasil, na condição de escrava, é forçada a trabalhar em plantações de cana-de-açúcar.
O diretor pretende, com o game, entreter e educar, possibilitando o acesso a uma história pouco conhecida entre os portugueses.
Thralled poderá ser adquirido pela loja digital da Ouya. A previsão é de que fique pronto a tempo de ser apresentado no “XIII SBGames”, que acontece em novembro em Porto Alegre (RS).
LINKS
– Saiba mais sobre o game e assista ao trailer em http://www.thralled.org/
– Acesse o site da SBGames 2014, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro
Créditos: As músicas utilizadas nesta edição, em ordem de entrada, são: “Sinhá Moça” (Vitor Martins, Guarabyra, Bozzo Barreti, Marcelo Barbosa), interpretada por Leonardo, “A Mão da Limpeza”, composta e cantada por Gilberto Gil, e “Brincadeira de Angola” (Sérgio Ricardo e F. de Assis), com MPB4.