Publicado em
13 de julho de 2016
"A força da gente não está nos braços nem
nas pernas, mas sim no coração. Então,
você nada sem braço e sem perna, mas
sem coração, paixão pelo que faz, você
não faz nada"
(Paratleta Susana Schnarndorf Ribeiro)
O diretor Marcelo Mesquita e a paratleta de alto rendimento Susana
Schnarndorf conversam com o público (Crédito: Jmendes PhotoVideo)
“Paratodos” mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e apresentar os bastidores do esporte de alta performance. O documentário é a terceira produção da dupla que reúne o diretor Marcelo Mesquita e o roteirista Peppe Siffredi.
Fanático por esportes, Marcelo se surpreendeu ao ver, na transmissão da Paralimpíada de Londres 2012, a vitória do brasileiro Alan Fonteles inclusive ultrapassando o lendário atleta Oscar Pistorius. Ali percebeu a necessidade de contar a história dos paratletas brasileiros, que garantem ao nosso país o lugar de 7ª potência em esportes paraolímpicos no mundo.
O filme parte do pensamento de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, para quem é preciso mudar a perspectiva e olhar para o que uma pessoa pode fazer e não para o que ela não consegue fazer. E procura mostrar os paratletas não como heróis nem como coitadinhos.
Para garantir que o filme seja acessível a todos, foi produzido um aplicativo com versões em Libras (a linguagem brasileira de sinais) para surdos, audiodescrição para cegos e, também, com legendas. Na sala de cinema, pelo celular ou tablet, o aplicativo, sincronizado com o filme, permite a todos acompanhar a sessão.
Além das salas de cinema, um projeto leva o filme a escolas públicas em todo o país. A ideia é garantir o debate sobre a questão da inclusão às novas gerações. Para apoiar a ação, foi produzido um material pedagógico de orientação aos professores, supervisionado pela educadora Liliane Garcez.
Grupo de cegos em sessão de cinema em São Paulo (Foto: Marcelo Abud)
Escolas que não foram incluídas na distribuição inicial das cópias do filme podem solicitar o documentário e o material pedagógico no site da Taturana Mobilização. Ali há outros materiais de interesse sobre o tema.
LINKS
– Fanpage e trailer acessível do filme aqui
– Veja informações sobre o App que contém conteúdos acessíveis
– Matéria da BBC Brasil destaca aspectos que fazem do Brasil uma potência nos paradesportos
CRÉDITO: as músicas utilizadas na edição do áudio (de fundo, durante a locução) fazem parte da trilha sonora do filme e foram compostas por Fabio Góes.
Please login to comment
0 Comentários