Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 "A força da gente não está nos braços nem

nas pernas, mas sim no coração. Então,
você nada sem braço e sem perna, mas
sem coração, paixão pelo que faz, você
não faz nada"  
(Paratleta Susana Schnarndorf Ribeiro)
 
O diretor Marcelo Mesquita e a paratleta de alto rendimento Susana
Schnarndorf conversam com o público (Crédito: Jmendes PhotoVideo)
 
“Paratodos” mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e apresentar os bastidores do esporte de alta performance. O documentário é a terceira produção da dupla que reúne o diretor Marcelo Mesquita e o roteirista Peppe Siffredi.
 
Fanático por esportes, Marcelo se surpreendeu ao ver, na transmissão da Paralimpíada de Londres 2012, a vitória do brasileiro Alan Fonteles inclusive ultrapassando o lendário atleta Oscar Pistorius. Ali percebeu a necessidade de contar a história dos paratletas brasileiros, que garantem ao nosso país o lugar de 7ª potência em esportes paraolímpicos no mundo.
 
O filme parte do pensamento de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, para quem é preciso mudar a perspectiva e olhar para o que uma pessoa pode fazer e não para o que ela não consegue fazer. E procura mostrar os paratletas não como heróis nem como coitadinhos. 
 
Para garantir que o filme seja acessível a todos, foi produzido um aplicativo com versões em Libras (a linguagem brasileira de sinais) para surdos, audiodescrição para cegos e, também, com legendas. Na sala de cinema, pelo celular ou tablet, o aplicativo, sincronizado com o filme, permite a todos acompanhar a sessão. 
 
Além das salas de cinema, um projeto leva o filme a escolas públicas em todo o país. A ideia é garantir o debate sobre a questão da inclusão às novas gerações. Para apoiar a ação, foi produzido um material pedagógico de orientação aos professores, supervisionado pela educadora Liliane Garcez.
 
Grupo de cegos em sessão de cinema em São Paulo (Foto: Marcelo Abud)
 
Escolas que não foram incluídas na distribuição inicial das cópias do filme podem solicitar o documentário e o material pedagógico no site da Taturana Mobilização. Ali há outros materiais de interesse sobre o tema. 
 
LINKS
– Fanpage e trailer acessível do filme aqui 
– Veja informações sobre o App que contém conteúdos acessíveis 
Matéria da BBC Brasil destaca aspectos que fazem do Brasil uma potência nos paradesportos

CRÉDITO: as músicas utilizadas na edição do áudio (de fundo, durante a locução) fazem parte da trilha sonora do filme e foram compostas por Fabio Góes. 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.