Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, foi aplicado em 1998 e contou com 157,2 mil inscritos. Agora, duas décadas passadas, o concurso chega a mais de 6,5 milhões de candidatos. Uma perspectiva da edição de 2018 é trazida neste podcast pela pedagoga e pesquisadora na área de psicologia da educação, especialista em currículo e avaliação e presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini.

No áudio, a entrevistada faz um balanço dos 20 anos da prova e relembra que ela foi criada com a proposta de ser um teste interdisciplinar, mas que sofreu mudanças de rumo ao longo do tempo, até passar a ser uma forma de seleção para o ensino superior, a partir de 2009.

Com as discussões em torno da reforma do ensino médio e da elaboração de uma nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criou-se a expectativa de que a avaliação mudaria. Mas, como integrante do grupo que elabora o Enem, Fini afirma que não há alteração por enquanto. “Em 2018 e em 2019 não teremos mudança, porque é preciso dar à escola brasileira a chance de se reorganizar”, justifica.

Alunos acompanham palestra sobre o Enem 2018 (crédito: divulgação Cursinho da Poli)

 

Ainda na entrevista, a educadora, que esteve presente também na origem do exame, explica o que é levado em conta em cada momento em relação ao raciocínio dos estudantes e traz dicas para a redação, momento que gera ansiedade em boa parte dos participantes.

Quanto à escolha de temas que não fazem parte do cotidiano dos jovens, como no ano passado em que o estudante teve de desenvolver um texto sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, ela garante que não é necessário conhecimento prévio da discussão proposta para que se escreva uma boa redação: o importante é propor uma argumentação adequada. “Ele não tem que dar uma solução plausível de resolução. Além disso, ao contar com fragmentos de textos no enunciado, pode chegar a um encaminhamento lógico do problema, que deve ser aceitável socialmente”, destaca.

Em 2018, as redações que desrespeitarem os direitos humanos não serão zeradas, mas podem retirar até 200 pontos do candidato.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do podcast, por ordem de entrada, são: “Linhas tortas” (Gabriel o Pensador) e “Matemática” (Peninha).

Veja também:
9 dicas de redação dos alunos que atingiram as melhores notas no Enem

Crédito da imagem de topo: seb_ra – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.