Em 31 de março é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição. A data propõe que as pessoas façam uma reflexão sobre seus hábitos alimentares. E é isto o que é estimulado também nessa edição do Dossiê, com a bióloga, nutricionista e formadora do Instituto Avisa Lá, Elza Corsi.
A inclusão de alimentos orgânicos e naturais, nos cardápios das escolas, faz bem à saúde das crianças e jovens. No entanto, uma refeição de qualidade é garantida por hábitos simples e que, muitas vezes, remetem a um tempo não tão distante, em que os avós preparavam comidas saudáveis, mesmo sem possuir grandes conhecimentos de nutrição.
Corsi descomplica o assunto ao propor um resgate de saberes antigos e a valorização ao tradicional feijão com arroz e aos doces da vovó. Ela defende ainda que a escola é um lugar privilegiado no estímulo a bons hábitos alimentares, já que nela as refeições são compartilhadas com pessoas especiais.
LINKS:
Livro “Não é Sopa”, que reúne crônicas e receitas culinárias que Nina Horta vem publicando na Folha de S. Paulo desde 1987
Diretrizes propostas pelo Governo Federal para a alimentação escolar, a partir da Lei nº 11.947/2009
Crédito da imagem: Halfpoint – iStock