Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” (País Tropical – Jorge Ben Jor). A letra da música ilustra a riqueza dos biomas florestais do nosso país. O clima, as condições do solo e a altitude são determinantes para o tipo de vegetação em áreas como a mata atlântica ou a floresta amazônica. Mas em que medida a preservação de florestas beneficia também àqueles que moram em grandes centros urbanos?

Para responder a esta e outras questões essenciais à nossa qualidade de vida, essa edição do Dossiê ouve o coordenador de restauração Florestal da ONG SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante. Ele ressalta que a importância das florestas é fundamental para o controle do ciclo e da qualidade da água, para a manutenção da vida vegetal e animal e, claro, para a garantia de belas paisagens. Além disso, são fontes de bens de consumo, como combustíveis, alimentos, matérias-primas e madeira. A exploração exagerada desses bens, – em função do crescimento desordenado das cidades, indústrias e fronteiras agrícolas – representa uma ameaça à biodiversidade das florestas. De acordo com Bitante, o cenário tende a ficar ainda pior diante das mudanças propostas no novo Código Florestal brasileiro.

Coordenador técnico do programa Florestas do Futuro, ele traz caminhos para a restauração de ambientes vegetais, defende um amplo debate entre ambientalistas e ruralistas e ressalta o papel fundamental da escola na formação de jovens conscientes e que entendam a importância da manutenção da biodiversidade, ou, em outras palavras, da diversidade da vida.

Links:
Site da SOS Mata Atlântica
Jean Paul Metzger – Fundamento Científico do Código Florestal

Crédito da imagem: AndamanSE – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.