Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Nova lei, publicada no Diário Oficial da União,  determina que os pais matriculem seus filhos na escola ao completarem 4 anos de idade. Antes, a matrícula era obrigatória aos 6. Aprovada pelo Congresso em 2009, a emenda constitucional foi incorporada na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os municípios terão até 2016 para oferecer vagas para as crianças nesta faixa etária.

Neste Dossiê, Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação, fala sobre o compromisso da entidade em garantir a educação básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022. A primeira de 5 metas estipuladas pela instituição apartidária é garantir a matrícula de todas as crianças e jovens na faixa de 4 a 17.

A meta se justifica pelos estudos que apontam o papel da pré-escola na aprendizagem dos alunos. Outro aspecto a favor da medida é um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que demonstra que um ano a mais de escolaridade representa 15% a mais na renda média do brasileiro.

O especialista, também integrante do Conselho Nacional de Educação, destaca a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e do Proinfância, que dá assistência financeira a pré-escolas públicas, para garantir o cumprimento da lei  até 2016.

Links:
Site do movimento Todos pela Educação
Saiba mais sobre a lei que estipula que as crianças devem ser matriculadas aos 4 anos de idade na escola
Entenda qual o quadro atual das crianças em idade pré-escolar no Brasil

Crédito da imagem: yacobchuk – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.