Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Lívia Maria Licciardi considera que a sociedade atual se importa mais com a beleza, a fama e o consumismo do que com cidadania e respeito. Doutoranda em educação, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e autora do estudo “Investigando os conflitos entre as crianças na escola”, ela defende, porém, que as instâncias familiares e escolares são as que mais influenciam nos princípios seguidos pelas crianças e jovens.

A relação entre a educação em família e o comportamento na escola está ligada aos estilos parentais. Famílias mais autoritárias contribuem para a formação de filhos mais agressivos, famílias mais permissivas – que dão amor, mas não impõem limites – geram crianças e jovens com dificuldade de socialização. No entanto, ao contrário do que imaginamos, algumas escolas – ao estudarem seu alunado – constatam que a maior parte vive em famílias do estilo autoritário, que são aquelas constituídas de pais que dão carinho e suporte emocional e, ao mesmo tempo, estipulam regras e limites.

No áudio, Lívia Maria também aborda os fatores que contribuem para as relações interpessoais entre os diferentes públicos que convivem na escola. Conclui que não há estudos que comprovem o aumento da violência física nesse ambiente, mas que indisciplina, incivilidade e conflito são mais comuns nos dias de hoje. Se souber como lidar com essas situações, a escola pode reverter o quadro, ao trabalhar regras e valores com seus alunos.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio são: “Barriga de Dentro”, de Kléber Albuquerque e “Pela Paz”, Titãs.

Crédito da imagem: DGLimages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.