Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts


Tadeu Jungle durante filmagem do documentário
Rio de Lama (Crédito: arquivo pessoal)


Viver uma experiência de imersão total em um ambiente. Essa é a promessa da realidade virtual, tecnologia utilizada no filme Rio de Lama, para contar a história de Bento Rodrigues, a vila que foi engolida pela lama que vazou da barragem da Samarco.

Quem já assistiu ao filme diz que a vivência é impressionante. Usando óculos especiais, o espectador é transportado para o cenário da tragédia e tem uma visão em 360 graus do local. Ali relatos dos moradores se contrapõem às imagens da terra arrasada pela lama. “Você vê as memórias que as pessoas tinham daquele local confrontadas com o nada”, conta Jungle.

Para o diretor, a realidade virtual nos permite estar no lugar do outro. Ele cita o cineasta  Chris Milk, para quem o “Cinema é um mecanismo de empatia e isso permite sentir compaixão por pessoas que são muito diferentes de nós em mundos que estão muito distantes do nosso. Realidade virtual leva essa ideia a um nível inteiramente novo.”

A imersão que a tecnologia proporciona tem para Jungle um grande potencial de aprendizagem. Ele acredita que as cenas e os relatos reunidos nos nove minutos de documentário possam despertar o questionamento e o debate acerca das questões fundamentais das barragens no Brasil: necessidade, riscos, papel do poder público, impacto da atividade mineradora e da geração de energia.

Confiante neste poder mobilizador da realidade virtual, o diretor prepara o lançamento de outro documentário nos mesmos moldes de “Rio de Lama”. Intitulado “Fogo na floresta”, foi filmado no Alto Xingu e mostra o cotidiano da tribo Waurá, que vive a ameaça dos incêndios na floresta em que habita.

             
Equipe da Academia de Filmes, com a câmera utilizada nas
filmagens em realidade virtual 
(Crédito: arquivo pessoal)
Links:
– Acesse o site do documentário para baixar a versão imersiva de Rio de Lama, disponível na App Store e no Google Play.
– Se ainda não tem óculos para assistir ao filme em realidade virtual, experimente a versão em 360º, que pode ser assistida em um celular ou computador com acesso à internet: https://youtu.be/YoG_msiQsKU
– Acompanhe matéria sobre realidade virtual na sala de aula
– A população de Mariana criou uma ONG para transmitir notícias da região
Créditos: as músicas utilizadas nesta edição são a trilha sonora de Rio de Lama, assinada por Conrado Goys, e “Além do rio azul” (Carlos Moyses), interpretada por moradora de Bento Rodrigues.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.