
No livro “A formação do símbolo na criança”, Jean Piaget (1896 – 1980) afirma que “a atividade de desenhar é um dos estímulos exteriores mais importantes para o desenvolvimento da criança, para exercitar sua mente e imaginação”. O pensamento do psicólogo suíço está em direta consonância com as ações do educador e desenhista Daniel Azulay há mais de 40 anos.
Azulay foi pioneiro na arte de ensinar a fazer desenhos, brinquedos com sucata, esculturas de bexiga (bolamania) e brincadeiras e na TV brasileira, a partir de 1975. Até hoje, ele usa o audiovisual como suporte para compartilhar seus traços com crianças, jovens e educadores, tanto em seu canal oficial no YouTube como em cursos e oficinas. O principal método utilizado pelo desenhista é o chamado de alfabeto visual, em que o desenho é feito desde o início com caneta hidrocor em vez de lápis. Para ele, esse processo estimula o desenvolvimento da coordenação motora e reprodução de desenhos através da observação, além de aumentar a autoconfiança do aluno.
Independente da técnica, porém, Azulay assinala a importância do papel do educador, por ele chamado de amigo desenhista, ao estimular, orientar e fazer a criança se sentir segura para desenvolver seus próprios desenhos, de acordo com sua etapa de desenvolvimento e singularidade de expressão. “Cada uma tem inicialmente uma timidez, uma insegurança muito natural de, às vezes, querer desenhar melhor do que sua idade permite. A professora mostra e dá confiança para a criança continuar desenvolvendo o desenho, como uma aptidão natural”, afirma.
No áudio, Azulay fala ainda sobre o programa Crescer com Arte, em que treina multiplicadores para ensinarem crianças a desenhar em comunidades carentes. Ainda na entrevista ao NET Educação, do Instituto Claro, defende a importância de se desenhar à mão, mesmo com tantos recursos e programas de computador: “quem tem prática de desenho e tem uma formação artística, desenha a lápis com a maior precisão, escaneia o desenho e, aí sim, utiliza os recursos do computador para aprimorar esse desenho”, conclui.
Links:
Daniel Azulay está no YouTube, com seu canal oficial.
Uma boa dica para trabalhar a conscientização do trânsito com as crianças é essa animação de Daniel Azulay, criada para a Operação Lei Seca.
Conheça também os trabalhos de arte contemporânea do artista.
Visite o site oficial de Daniel Azulay.
Créditos:
A trilha desta edição utiliza músicas compostas e interpretadas pelo próprio Daniel Azulay, à época em que apresentava a Turma do Lambe-Lambe na TV (anos 1980).
Mamãe sempre adorou Daniel Azulay… Hoje sou desenhista!!!