Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 “A felicidade é sempre encontrada 

naquilo que se gosta de fazer.”
Rodrigo Libânio 
 
Libânio autografa seu primeiro livro Eu gosto muito da minha vó, minha avó é muito legal, eu gosto muito dela, em colégio (Crédito: Marcelo Abud)
 

 

Após 15 anos e centenas de escolas visitadas, Rodrigo Libânio ainda tem muita história para contar. Neste ano de 2015, o contador lança o primeiro livro de sua autoria: Eu gosto muito da minha vó, minha avó é muito legal, eu gosto muito dela. 
 
Com uma trajetória que inclui apresentações em escolas e cursos de Pedagogia de todo o Brasil, Rodrigo procura mostrar a alunos e professores como tornar as histórias mais interessantes, convidando a plateia a participar e se encantar com a leitura. Para isso, utiliza imagens e sons, lançando mão de teatro de sombras, brinquedos e objetos cênicos. Os causos também fazem parte desse universo lúdico de Libânio. Tudo com direito a muita risada e reflexão.
 
Uma das histórias de seu repertório mais interessantes é sobre a sua mãe, Miriam, a principal fonte de inspiração para o contador. “Minha mãe era muito dramática quando criança, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Depois que meu vô faleceu, ela foi a São Paulo, fez o magistério e ingressou na carreira pública como professora da prefeitura. Apaixonada pelo magistério e cheio de energia, tentava colocar muitas ideias em prática, sem conseguir. Até que um dia Dona Miriam assistiu a uma palestra do psicanalista e educador, recém-falecido, Rubem Alves. Ele então sugeriu que ela virasse uma ‘feiticeira na sala de aula’. A partir dali, ela passou a alfabetizar seus alunos, e também os filhos, contando histórias. Para tudo o que ela queria mostrar ou dizer, contava uma história”. Essa foi a fonte de inspiração para Rodrigo encontrar o seu caminho como narrador.  
 
A equipe do NET Educação acompanhou a apresentação realizada na EMEF D. Pedro I, na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. Foi lá que conversamos com ele e também com a diretora Cristiane do Canto Almeida Gimenez, que nos contou sobre o interesse de professores pelo trabalho de Libânio. No áudio, você acompanha ainda um trecho da entrevista feita por alunas do 5º ano para a rádio da escola, em que o contador de histórias revela como faz sons tão perfeitos com a boca, uma das marcas que atrai o público durante as apresentações. 
 
Rodrigo em frente ao muro da EMEF D. Pedro I (Crédito: Marcelo Abud)
 
LINKS
– Conheça mais da história de Libânio e saiba a agenda dele no site.
– Acesse o canal de vídeos do narrador no Youtube e veja trechos das dinâmicas promovidas para professores nas escolas: 
 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.