Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
Suzana Salles, Benito Campos e Paulo Padilha: de São Luiz do Paraitinga
para o CCBB, em São Paulo (Crédito: Marcelo Abud)
 
A cada ano, mais turistas descobrem o encanto do carnaval luizense. Para ampliar o alcance das festividades, a cantora e produtora cultural Suzana Salles promoveu em 1999 o projeto Sesc Cai e Pira na Folia de São Luiz do Paraitinga. A ideia vai ganhar São Paulo, no início de fevereiro, desta vez no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo (SP). Entre os destaques, o público poderá participar de uma oficina de adereços típicos da festa da cidade. O carnavalesco e artista plástico Benito Campos, conhecido pela alegria no comando do Bloco Juca Teles, vai ensinar como fazer cartolas e tiaras coloridas. 
 
Cidade das mil festas
A 170 quilômetros da capital paulista, a estância turística de São Luiz do Paraitinga (SP) é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de ser a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados (cerca de 400), tem preservadas suas seculares tradições imateriais, dentre elas o Carnaval.
 
Nessa época do ano, São Luiz se transforma na capital das marchinhas. Tem sido assim desde 1980, quando a folia de Momo foi retomada, depois de décadas sem festa. Fantasias de chita – tecido de algodão com estampas de cores fortes –, bonecos, máscaras e cartolas desfilam ao som de marchinhas locais. Juca Teles e Barbosa, personagens famosos da cidade, ressurgem em blocos que mantêm a memória viva de moradores e visitantes da cidade.
 
   
 
   
    
 
No áudio desse NET Educação, colocamos em pauta a visão de músicos, estudiosos e frequentadores do carnaval de São Luiz do Paraitinga. Fomos à cidade e conversamos com o historiador Rafael Cursino, que explica a cultura popular que enriquece São Luiz. Já o instrumentista, cantor e compositor Paulo Padilha, professor de música de uma escola paulista, conta a experiência de levar seus alunos a São Luiz para um trabalho interdisciplinar envolvendo geografia, história e arte.
 
Ainda nesta edição, Suzana Salles aponta que “onde há criação artística, existe vanguarda” e Paulo Albano, proprietário de uma pousada na região, relata o que o motivou a trocar o trio elétrico de Salvador pelos blocos de São Luiz, ainda no início da década de 1980.  
 
Links:
– Saiba mais e programe-se para o Festival CCBB de Carnaval de São Luiz do Paraitinga – Uma Rapsódia Caipira
– Ouça um representante da segunda geração do carnaval luizense, a banda Estrambelhados.
Fucei seu Feice, de Paulo Padilha, ficou conhecida no festival de marchinhas de 2013 de São Luiz. Este ano está entre as melhores marchinhas do Brasil.  
 
Créditos: como músicas de fundo foram utilizadas faixas do CD “Desentoca”, de Galvão Frade, considerado um dos principais músicos da cidade. Por ordem de entrada, durante a reportagem, ouvem-se as músicas: “It is São Luiz” (João Gaspar, Leandro Barbosa e Rodolfo Santana), com a Banda Estrambelhados, “Atrás do Trio Elétrico” (Caetano Veloso), nas interpretações do autor e também de Lulu Santos, “Solte sua Linha” (Thar e Marco Aurélio), com Estrambelhados, “Áio no ôio” (Paulo Padilha), “Sou Carnaval” (Galvão Frade), com Estrambelhados, “Até debaixo d’água” (Galvão Frade e Meire Lima), “Fucei seu Feice” (Paulo Padilha), com Paulo Padilha e Suzana Salles.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.