Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Em 1969, quando estreava na TV Cultura o “Inglês com música”, Marisa Leite de Barros já acumulava 4 anos de experiência como professora de uma renomada escola de idiomas. A ideia de usar essa arte como veículo para o aprendizado da língua veio de sua própria experiência. “Na adolescência, ouvia muitos discos americanos e pesquisava em dicionários para entender o que as canções diziam”, revela.

Autodidata, aos 22 anos de idade, passou a compartilhar essa fórmula com o público em cursos transmitidos inicialmente pela TV e, nos dias de hoje, pelas redes sociais. O aprimoramento para atuar em mídias educativas veio ainda na década de 1970, quando foi bolsista do CEDO Training course for Educational Television, na BBC. A emissora de Londres é tida como referência mundial nessa área. A didática de Barros é baseada na crença de que “aprender língua é memorizar palavras e frases dentro de um contexto”, o que faz principalmente por meio de músicas.

Marisa Leite de Barros e a apresentadora Amanda Acosta, durante gravação do “Inglês com música” (crédito: divulgação)

 

No áudio, além da professora, você ouve um depoimento da cantora, atriz e apresentadora da fase mais recente do programa, Amanda Acosta. “Essa produção tem um valor inestimável ao agregar educação com entretenimento”.

Nas centenas de edições do “Inglês com música”, disponíveis gratuitamente no site da Univesp TV, Marisa Leite de Barros e Amanda Acosta conduzem uma série de jogos entre equipes formadas por estudantes, tendo a música como forma de treino para a pronúncia e vocabulário. “Numa canção, você repete muitas vezes e acaba praticando”, defende Barros.

O conceito do aprendizado por meio de frases completas é utilizado também no curso “Follow Me”, produzido para a Univesp, com 60 aulas em vídeo. Já a música continua a ser foco das aulas semanais publicadas pela professora toda terça, às 21h, em lives da página dela no Facebook e que, no dia seguinte, são publicadas em seu canal no YouTube. “Eu entro no ar e ensino uma música. Traduzo, peço pra repetir e cantar. Só que este chama ‘Inglês com amor’, porque eu ensino de graça”.

Milhares de alunos de diferentes gerações acompanham as aulas nas redes sociais. É o caso da bailarina e jornalista, Juliana Mel. “Muitas pessoas podem se beneficiar disso, até aquelas que não têm dinheiro para pagar um curso de inglês. No meu caso, percebo que tenho entendido muito melhor o que se canta e o que se fala nesse idioma”, diz.

Créditos:

Os trechos do programa “Inglês com música” foram extraídos do acervo do canal oficial de Marisa Leite de Barros no YouTube e dos vídeos da Univesp TV.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.