Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

  

Alê Abreu no Cineclubinho, em São Paulo
(Crédito: Aline Arruda/CineSesc)

 

A edição de 2016 do Oscar ganhou um atrativo a mais para os brasileiros. O filme “O Menino e o Mundo”, dirigido por Alê Abreu, se tornou a primeira animação do país indicada ao troféu da academia de Hollywood. O título já obteve diversos prêmios internacionais, entre eles, a escolha como melhor filme por público e crítica no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy (França) em 2014, considerado o mais importante para animação em todo o mundo.

 

Veja também:

– Plano de aula: ‘O Menino e o Mundo’, indicado brasileiro ao Oscar de melhor animação

Mas o que tem chamado atenção do mundo para esse menino? No podcast, trechos da entrevista concedida por Alê Abreu ao jornalista Emanuel Bonfim, da Rádio Estadão. O diretor revela que a origem da animação está na pesquisa que fez para outro projeto e daria origem ao animadoc – mistura de animação e documentário – “Canto Latino”. A ideia tinha como base as canções de protesto na América Latina. Isto justifica também a escolha do rapper Emicida para compor a música-tema de “O Menino e o Mundo”, já que o rap representa a música de protesto.

Ainda, no áudio, a coordenadora responsável pelo Cineclubinho, um projeto do CineSesc, Moara Zhara Iak destaca a universalidade do filme, que atinge crianças e jovens. Para ela, “essa narrativa tão universal é justamente porque ela parte do essencial, do que aparentemente é simples, só que de uma maneira extremamente delicada e sofisticada”.

Já a coordenadora de programação e gerente-adjunta do CineSesc, Simone Lunes, aponta outro aspecto notado nas sessões do Cineclubinho: “a criança gosta muito de saber que é filme brasileiro, para ela isso é maravilhoso”. A animação, que tem sido exibida em diversas mostras pelo Brasil e o mundo e também está disponível em DVD, é uma opção para trabalhar em sala de aula com os alunos.

 

 Antes de ganhar o nome “O Menino e o Mundo”, o projeto foi chamado de

“Cuca no Jardim” e ganhou exposição interativa no CineSesc

(Crédito: divulgação)

LINKS:

 Acompanhe o Plano de Aula sobre a animação 

Ouça a entrevista de Alê Abreu e Emicida à Rádio Estadão 

 Veja um álbum de fotografias da sessão do filme no Cineclubinho

A trilha sonora do filme está disponível

 

Créditos: as músicas utilizadas nesta reportagem são da trilha sonora de “O Menino e o Mundo”, que traz Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM em trilhas assinadas por Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, além da música-tema “Aos olhos de uma criança”, com letra e interpretação de Emicida.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.