Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
O diretor Luiz e Tia Cida, conhecida como mãe dos bichos (primeira foto); Gabriel, Raquel e Leonnardo
na “casa da árvore” (segunda foto)
 
O Colégio Santa Isabel, localizado na Vila Carrão, zona leste de São Paulo (SP), cuida de animais com deficiências físicas mantendo, desde 2005, um criador conservacionista da fauna silvestre nativa brasileira. Assim, propicia aos alunos o contato com mais de 160 animais, muitos deles recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), que autoriza o projeto. Boa parte desses mamíferos, aves e répteis foi apreendida dos comerciantes que praticam o tráfico ilegal, causando traumas físicos e psicológicos aos animais. Ao chegarem ao colégio, os animais recebem assistência especializada. Segundo Tia Cida, conhecida como a “mãe dos bichos”, esses animais vivem mais ali, porque recebem “amor, carinho, alimentação e proteção”.
 
Veja também:
 
A ação, pioneira na América Latina, sensibiliza os alunos. No convívio com as diferentes espécies da fauna do país, aprendem a respeitar a diversidade também fora da escola e adquirem consciência ecológica e respeito à natureza. “Nenhum deles diz que quer ter um papagaio em casa, uma arara em casa, porque sabem que não pode. E quando encontram um passarinho caído na rua, a primeira coisa que fazem é ligar para a escola”, afirma o diretor Luiz Antônio Provinciato. Os educadores, de todos os segmentos, aproveitam a presença dos animais e da vasta flora do colégio, que inclui até o Pau-Brasil, para desenvolver trabalhos.
 
 
Tia Cida teve meningite e tuberculose e ficou 13 anos internada no
Hospital das Clínicas. Hoje, retribui o amor que recebeu e
dedica-se integralmente aos animais com necessidades especiais 
 
Na reportagem desse Informe NET Educação, Provinciato ressalta a visão do colégio de aliar a teoria e a prática, no concreto. O resultado do projeto pedagógico é percebido no depoimento dos alunos do colégio, que se dedicam a contar a história dos animais do criador para visitantes de outras escolas – inclusive pessoas com deficiência. Já Tia Cida lista as qualidades necessárias para lidar com bichos: “gostar muito, não ter medo e não ter nojo”.
 
LINKS
 
 
Créditos:
As músicas utilizadas nessa edição, em ordem de entrada, são: “Jardim da Fantasia” (Paulinho Pedra Azul), “O Macaco” (Marco Camargo , R. Borin , Luca Salvia), interpretada por Zeca Baleiro, “O Passarinho Cantou” (Ivan Lins e Vitor Martins) e “De Dentro Pra Flora” (Reynaldo Bessa).

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.