Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
“Provamos para todos que apesar das alunas estarem privadas de liberdade, 
suas mentes podem e devem estar livres para criar.”
(Sandra Caldas)
 
Sandra Caldas acredita na educação como peça-chave para a mudança social (Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 
A professora Sandra Caldas provou que não há limites nem muros quando o objetivo é educar. Pedagoga, especialista em mídias educativas, ela lidera o projeto “Educação além dos muros”, no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro, onde atua há mais de 15 anos com jovens em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas. 
 
A trajetória teve início em 2008 quando suas alunas realizaram a animação em stop motion (modalidade de vídeo filmado quadro a quadro) chamado “Amigo Rio”. O filme, que aborda a questão da água, foi exibido para 700 crianças de uma escola do município do Rio de Janeiro (RJ). O evento transportou as autoras da história para além do Degase. Ao final, uma dessas adolescentes se surpreendeu com a possibilidade de ajudar a mudar a vida de outras crianças, ao partilhar temas do cotidiano da escola de forma criativa. Naquele momento, Sandra percebeu como esta experiência propiciou a elevação da autoestima das jovens.
 
Veja também:
 
A partir de um convênio com a Lego Education, que doou 20 mil peças e capacitou professores do Degase e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro,  Sandra passou a realizar oficinas de  stop motion com outras adolescentes na instituição. O resultado do trabalho é apresentado para escolas públicas e particulares. Como palestrantes, essas meninas percebem que são capazes de partilhar conhecimentos e conseguem quebrar o preconceito que costuma recair sobre elas.
 
Premiada, em 2011, com o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, Sandra superou, na categoria “Contextos Desafiadores”, outros 115 projetos concorrentes de 70 países. Além dos filmes, Sandra Caldas também desenvolve com as alunas projetos de robótica. Em 2013, “Cadeira Sambista” conquistou o 2º lugar no Open European Championship, maior festival de robótica educacional do mundo, que aconteceu em Paderborn, na Alemanha. 
 
No áudio desse Informe NET Educação, você fica sabendo mais sobre os projetos da professora, com as oficinas de animação e robótica e ainda ouve um depoimento emocionado de uma ex-interna que pretende ser psicóloga para ajudar adolescentes em conflito com a lei do Degase.
 
Meninas desenvolvem Cadeira Sambista em aula de robótica (Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 
LINKS:
– Saiba mais sobre a conquista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, conquistado com o projeto Educação além dos muros
– Acompanhe relato da professora Sandra Caldas na seção As Caras da Educação
– Assista a uma animação que apresenta a Cadeira Sambista
– Veja uma galeria de fotos que acompanha passo a passo da evolução da Cadeira Sambista
 
Créditos: as músicas utilizadas na matéria, por ordem de entrada, são: “Smile”, de Charles Chaplin, “Por Enquanto” (Renato Russo), “Pro Dia Nascer Feliz” (Cazuza), “Blues da Piedade” (Cazuza), essas últimas três interpretadas por Cássia Eller. 
 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.