De 18 a 26 de setembro, a Universidade de São Paulo promoverá a 16ª Semana de Arte e Cultura, reunindo mais de 100 atividades artísticas e interativas abertas à sociedade. Coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o evento oferece uma variada programação que envolve os sete campus da Universidade – localizados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos – e outros órgãos ligados ao PRCEU, transformando professores, alunos e funcionários em produtores e agregadores de cultura.
A programação é variada, com opções para os mais diversos gostos. Para os admiradores da sétima arte, a mostra “O Cinema da USP”, reunirá produções audiovisuais de docentes, discentes e funcionários da Universidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar a atividade artística audiovisual realizada pelos membros da instituição. O CINUSP “Paulo Emílio”, localizado na Rua do Anfiteatro, nº 181, Cidade Universitária, será o palco das apresentações com sessões às 16h e às 19hs, de 19 a 23 de setembro.
Para os amantes de música, o CoralUSP apresentará o projeto “Samba no Coro”, com repertório de sambas de vários estilos (afro-samba, samba de breque, partido alto, bossa-nova, choro, etc.) na Casa Dona Yayá no Centro de Preservação Cultural, às 11hs do dia 18. Além disso, corais do Museu Paulista, da Faculdade de Música, da FMVZ (Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia), entre outros, também deverão compor diversas apresentações entre os dias de eventos. E as apresentações não estão restritas à capital. O campus de São Carlos traz no dia 23, das 12h às 14hs, o Sarau do ICMC, com apresentação de piano de músicos da comunidade do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, nº 400.
A 10ª Feira da Sucata e da Barganha, realizada no campus de Ribeirão Preto no dia 25, também faz parte do calendário de atividades da Semana de Arte e Cultura. Ela traz exposições, atividades e oficinas de reciclagem artesanal de papel, de compostagem de resíduos orgânicos e de aproveitamento máximo de alimentos, além de jogos cooperativos com as crianças e apresentações de artistas locais. O evento estará aberto das 9h às 17h para acesso de toda comunidade.
Além de intervenções e apresentações, serão realizadas oficinas que estimularão os mais diversos talentos. Tudo isso dentro de contextos temáticos como Matemática e Arte, Moda, Eletromagnetismo, Reciclagem, Contação de Histórias, Mangás, entre muitos outros. As atividades expositivas reúnem pintura, dança, fotografia, teatro, malabares, percussão, esculturas e saraus, realizados entre os campus e os órgãos ligados a USP.
Os museus e centros culturais da capital, assim como, o centro histórico de São Paulo, poderão ser visitados sob acompanhamento de monitores entre os dias 19 e 23, das 8h às 17hs, com saída de transporte gratuito para professores, alunos e funcionários da Av. Profº Lineu Prestes, nº 2227 – sede da Faculdade de Odontologia.
Para mais informações, acesse o site da USP.