O que é stop motion e como é produzido?
Jussinaide Ribeiro – Stop Motion é uma técnica de animação que usa fotografias em séries para criar a ideia de movimento, no qual o animador fotografa objetos, quadro a quadro, com a ajuda de câmeras fotográficas ou outro dispositivo que possa capturar imagens. Normalmente, essas fotografias são tiradas de um mesmo ponto, com o objetivo de registrar uma leve mudança de lugar, dando assim a ilusão de movimento pela velocidade com que são produzidas.
Há necessidade de muitos recursos para produção? Requer muita habilidade?
Jussinaide – Para produzir a animação, são necessários: um dispositivo para capturar imagens (como câmera de celular, máquina digital, ou outro) e um computador ou dispositivo móvel com um software para a montagem das imagens na sequência desejada. Fora esses recursos, não há necessidade de nada muito específico, podendo ser utilizado qualquer objeto disponível no ambiente para criar um cenário.
Também, não é preciso muita técnica para a produção do material. Além da captação, o básico para organizar imagens em softwares específicos, controlando o tempo de exibição de cada imagem e muita imaginação, pois stop motion é magia. A possibilidade de criar efeitos que dão ilusão de que algo é real, quando não é, é exatamente o que chama atenção de muitas pessoas.
O stop motion é utilizado com frequência para ensinar?
Jussinaide – Por se tratar de uma técnica no qual o lúdico é predominante, o stop motion é muito utilizado nos meios educacionais para exemplificar os estudos, principalmente na educação infantil.
Jussinaide Ribeiro é pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Paulista e Gerenciamento de Projetos pela PUC. Desde 2008, é mediadora em processos de aprendizagem, nas modalidades presencial e a distância.
O “Stop Motion” é um dos módulos de formação que faz parte do programa Educonex@o.