A garantia de muitos direitos das crianças está relacionada à adequação dos espaços onde elas vivem e frequentam nos municípios. Adequar estes locais na cidade para viabilizar o bom desenvolvimento infantil é um dos objetivos dos Planos Municipais pela Primeira Infância, previstos no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), que determinam princípios e diretrizes para a criação de políticas públicas voltadas para as crianças de até seis anos. Para ajudar os gestores na sua elaboração, a Rede Nacional pela Primeira Infância lançou o site “A criança e o espaço: a cidade e o meio ambiente”.
O projeto lista experiências e histórias inspiradoras da relação entre crianças e espaços públicos. Há exemplos educacionais, como espaços para brincar e de educação e cultura; de Interação dos menores com a natureza; mobilidade; moradia, saneamento e participação infantil.
Além disso, o material deste site foi organizado com base no livro digital “A Criança e o Espaço”, que retrata as experiências de forma ampliada. A publicação está disponível gratuitamente para download.