A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo adotou uma nova meta estária de alfabetização, 7 anos. No Brasil, estipula os 8 anos como idade certa.
A mudança acontece após São Paulo ter alcançado o índice de 95% de alfabetização na faixa dos 8 anos, segundo o último dado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Até o ano passado, a avaliação era aplicada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Agora passará a contar com o 2º ano, aumentando o total de alunos avaliados de 2,2 milhões para 2,5 milhões, um aumento de 13%.
Além de todas as 5.015 escolas estaduais, as redes municipais e particular de ensino de São Paulo também podem aderir a avaliação e fortalecer o pacto de alfabetização de São Paulo.
Para promover a alfabetização nesta faixa-etária, a Secretaria já está com uma série de ações em andamento, que fazem parte do programa Ler e Escrever e incluem o 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental (contemplando os alunos com até 7 anos). Entre elas, está a formação contínua de educadores e a presença de professor-auxiliar.
No Saresp 2013, permanece a avaliação em língua portuguesa e matemática para todas as séries participantes, incluindo agora os matriculados no 2º ano. A Secretaria aplica ainda avaliações de História e Geografia no 7º e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio para orientar os gestores do ensino na adoção de políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional também nestas áreas. Todas as prefeituras das 645 cidades paulistas podem aderir à avaliação a partir do dia 17 de julho. Em 2012, 530 cidades firmaram convênio e a Secretaria avalia que este número tende a crescer ainda mais.
A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.