A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo adotou uma nova meta estária de alfabetização, 7 anos. No Brasil, estipula os 8 anos como idade certa. 

A mudança acontece após São Paulo ter alcançado o índice de 95% de alfabetização na faixa dos 8 anos, segundo o último dado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).  Até o ano passado, a avaliação era aplicada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Agora passará a contar com  o 2º ano, aumentando o total de alunos avaliados de 2,2 milhões para 2,5 milhões, um aumento de 13%. 

Além de todas as 5.015 escolas estaduais, as redes municipais e particular de ensino de São Paulo também podem aderir a avaliação e fortalecer o pacto de alfabetização de São Paulo.
 

Para promover a alfabetização nesta faixa-etária, a Secretaria já está com uma série de ações em andamento, que fazem parte do programa Ler e Escrever e incluem o 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental (contemplando os alunos com até 7 anos). Entre elas, está a formação contínua de educadores e a presença de professor-auxiliar. 
 
No Saresp 2013, permanece a avaliação em língua portuguesa e matemática para todas as séries participantes, incluindo agora os matriculados no 2º ano. A Secretaria aplica ainda avaliações de História e Geografia no 7º e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio para orientar os gestores do ensino na adoção de políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional também nestas áreas. Todas as prefeituras das 645 cidades paulistas podem aderir à avaliação a partir do dia 17 de julho. Em 2012, 530 cidades firmaram convênio e a Secretaria avalia que este número tende a crescer ainda mais.

A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 6 links para explorar o bioma amazônico

Conteúdos ajudam a trabalhar em sala de aula temas como biodiversidade, clima e culturas da Amazônia

há 3 semanas
Notícias

Descubra 5 livros para explorar o Bumba Meu Boi nas aulas de artes

Festa popular pode ser utilizada para desenvolver linguagens artísticas com os alunos

há 4 semanas
Notícias

Inteligência artificial na escola: confira 6 materiais para apoiar e orientar o uso

Vídeos, livros e podcasts ajudam a preparar o educador para mediar a aplicação da nova tecnologia na aprendizagem

há 2 meses
Notícias

Veja 5 livros para repensar o ‘descobrimento’ do Brasil

Obras trazem análises críticas, revisões historiográficas e visões indígenas e afro-brasileiras

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.