A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o tema da edição 516 da Revista do Instituto Humanitas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A publicação online gratuita reúne artigos de pesquisadores que analisam os desafios da escola brasileira frente à BNCC. “A ideia é conhecer a BNCC em profundidade, indo além do que está sendo veiculado nas propagandas institucionais do governo”, explica o coordenador de comunicação do Instituto, Ricardo Machado.
Renato Janine Ribeiro, que iniciou os movimentos para a construção do projeto quando ministro da Educação, avaliou o processo de construção da BNCC. O professor do PPG em educação da Unisinos, Roberto Rafael Dias da Silva, aponta que a Base privilegia apenas os saberes utilitaristas.
Sílvio Gallo, professor da Faculdade de Educação da Unicamp, vê na proposta a atualização de um desejo de controle biopolítico da população. Monica Ribeiro da Silva, professora na Universidade Federal do Paraná, alerta para o risco do projeto transformar a escola numa empresa, mensurando educação como índice de produtividade.
Para Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirma que “sozinha, a BNCC não resolve nada, pois com um professor desmotivado, sem condições adequadas de trabalho, terá resultado nulo. Não vamos melhorar nossa relação de ensino-aprendizagem”.
Completam a edição Paulo Fochi, Benito Bisso Schmidt, Lucas Henrique da Luz, Gilberto Antonio Faggion, Bruno Lima Rocha, Sandro Rigo, Elí Fabris, Maria Cláudia Dal’Igna e professor da faculdade de ciências da educação da Universidade de Montreal, o canadense Maurice Tardif.