Qual o lugar da educação na construção e na manutenção da democracia no Brasil? Para o ex-membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Roberto Jamil Cury, a relação entre essas duas instâncias é essencial. Ele foi um dos entrevistados sobre o tema para um vídeo realizado pelo projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da Faculdade de educação da (UFMG).
“A educação é direito, você pode ter uma sociedade em que você tenha determinados diretos pessoais individuais sem democracia, mas você não pode ter democracia sem direitos. A primeira razão é que você não pode participar da vida social e profissional sem conhecimento. O conhecimento é ferramenta indispensável para você estar presente na cotidianidade da vida com consciência, e isso com desdobramentos para a vida profissional”, explica Cury.
“Mas a educação é também direito porque forja a cidadania. É quando o sujeito sai do espaço privado da família e entra no espaço público, no espaço social”, afirma.
O vídeo possui aproximadamente quatro minutos e se encontra na página do Facebook do projeto.