Municípios não comprovam investimento em educação e ficam sem acesso a recursos federais
Levantamento realizado pela revista Educação mostra que, dos 5.564 municípios brasileiros, 1.234 estão com acesso bloqueado às transferências de convênios federais. Isso significa que 22,1% dos municípios brasileiros não terão direito, este ano, a utilizar os recursos de programas federais importantes, como o Caminho da Escola e o ProInfância porque não cumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fonte: Revista Educação
Melhoria da educação do brasileiro contribui para queda da informalidade no trabalho
A formação nem sempre é de qualidade, mas o aumento do número de anos estudados tem contribuído de forma relevante para a geração de empregos com carteira assinada. Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), revela que 60% da queda da informalidade entre 2002 e 2009 decorrem da maior escolarização do brasileiro.
Fonte: UOL
Ensino fundamental: 80% dos deficientes mentais não se formam
"Bem posto e independente". É assim que Carmen Aranha define o filho Antonio – com Síndrome de Down -, que depois de completar o ensino básico começou a traçar o futuro no curso de qualificação profissional no Colégio Graphein, em São Paulo. O garoto de 21 anos faz parte de uma minoria, de acordo com os números apresentados recentemente pelo Censo Demográfico de 2010. Mais de 80% dos 2,2 milhões de entrevistados autodeclarados portadores de deficiência mental têm o ensino fundamental incompleto ou nenhuma instrução – em números absolutos, são 1,79 milhões de pessoas.
Fonte: Terra
ITA vai mudar cursos de graduação para ‘humanizar’ estudantes
Uma das melhores e mais tradicionais universidades do país, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), irá reestruturar os cursos de graduação no próximo ano para tentar “humanizar” seus alunos.
O objetivo da reformulação, segundo o reitor, Carlos Américo Pacheco, é aliar o aprendizado técnico com habilidades sociais para aumentar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e lidar com desafios. Para isso, serão ministrados cursos extracurriculares. A grade também deverá sofrer alterações. Uma comissão formada por 18 especialistas de dentro e fora da instituição, como do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), estuda como implantar as mudanças.
Prêmio Jovem Senador 2012 convida alunos do Ensino Médio de todas as escolas estaduais
O Prêmio Jovem Senador de 2012, que envolve as redes de ensino públicas estaduais de todo o país, terá como tema “Meu município, meu Brasil”, e está convidando alunos para enviarem suas redações, por meio de suas respectivas escolas, até dia 15 de agosto. Para participar, além de redigir seu texto dissertativo, o aluno deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e ter entre 16 e 19 anos completos até o dia 28 de setembro desse ano.
Os alunos podem participar escrevendo sobre a temáticaq proposta e o melhor trabalho de cada unidade escolar deve ser encaminhado pela direção da escola à Diretoria de Ensino responsável pela sua região. O material deverá ser enviado até o dia 15 de agosto.
Candidatos já podem verificar se foram selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Eles terão até a próxima sexta-feira, 26, para apresentar a documentação e efetuar matrícula na instituição em que receberam a bolsa. O resultado pode ser consultado no portal do ProUni, na central de atendimento do Ministério da Educação (pelo telefone 0800 616161) e pelas instituições participantes do programa.
Os candidatos não selecionados ainda poderão solicitar inclusão em uma lista de espera. O período para manifestação de interesse na lista será entre os dias 2 e 4 de agosto. A partir de 7 de agosto poderão ocorrer novas convocações.