MEC firma acordo para intercâmbio de estudantes brasileiros
O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), firmou na segunda-feira, 9/7, um acordo de cooperação com a Fundação Lemann no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. O entendimento permitirá, até 2015, a participação de estudantes brasileiros nos programas de pós-graduação nas universidades das quais a fundação é parceira.
Fonte: Estadão
Mercadante pede que senadores debatam investimento dos 10% do PIB para educação
O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu aos senadores que abram o debate sobre o investimento dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação. "É claro que nós queremos mais verbas, estamos confortáveis com os 10%, mas queremos que o Senado defina quais são as fontes de financiamento, para que seja real", afirmou o ministro nesta terça-feira (10), durante audiência pública no Senado.
Fonte: UOL
Mesmo com orçamento dobrado, federais ainda têm obras paradas
Mesmo com o dobro do orçamento de 2008, as universidades federais do Brasil possuem hoje 178 obras paradas ou canceladas. Segundo dados levantados pelo Ministério da Educação (MEC), o montante representa 5% das ações previstas. O orçamento mostra que a verba para investimento, que inclui construção, cresceu 142% de 2008 a 2012, e a de manutenção, prevista em custeio, subiu 78%.
Fonte: Terra
Mini cursos de férias gratuitos acontecem na Anhanguera
As unidades da Faculdade Anhanguera em São José dos Campos, Taubaté (unidades 1 e 2), e a Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância – polo Pindamonhangaba, oferecem no mês de julho diversos cursos gratuitos de férias.
As atividades acontecem a partir de 16 de julho e vão até o dia 31 de julho. Estão disponíveis mais de duas mil vagas em cursos nas áreas de logística, comunicação social, engenharia, pedagogia, recursos humanos, marketing, administração, entre outras. Para participar é necessário ter o ensino médio completo.
Três estudantes do ensino médio de cada unidade da Federação vão se reunir em Brasília, de 1º a 3 de agosto, para escolher, por votação, os 27 jovens que representarão o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) nos próximos dois anos.