É fã de poemas, mas não sabe como escrever uma poesia? Sempre teve vontade de construir rimas, mas não soube por onde começar? Chegou a grande oportunidade! A partir de hoje (02/09), você pode participar do projeto colaborativo Uma Rima Puxa a Outra, promovido pelo NET Educação, em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes. Desenvolvido na página oficial do portal no Facebook, a iniciativa tem como objetivo estimular a participação de internautas na produção de grandes poemas, com temas semanais.

Uma Rima Puxa a Outra conta com o apoio de dois grandes poetas, José Santos e Sérgio Vaz, que iniciarão o poema da semana e acompanharão a construção dos participantes. Em cada semana, será utilizado um tema: Amor, Lembrança, Natureza e Amizade. O desafio é completar o verso rimando a última frase com as anteriores.

Veja também:
– 
Sério Vaz, poeta das ruas
– 
José Santos, poeta do mundo infanto-juvenil

“Nossa ideia é estimular a criatividade e ampliar o vocabulário dos participantes por meio da rima. É um tema bastante utilizado nas escolas, porque a sonorização das palavras constroem os versos que combinam entre si, auxiliando o aprendizado do gênero literário poema”, explica a consultora pedagógica do portal, Rosângela Delage.

Por isso, os professores e educadores têm acesso a uma série de planos de aula e links de apoio, para trabalhar o projeto com seus alunos, na seção Experiências Educativas, do NET Educação.

Para participar, basta acessar a página do NET Educação no Facebook, clicar no aplicativo uma Rima Puxa a Outra e montar uma rima. Durante a produção, é possível curtir os versos e convidar os amigos para participarem. 
 

  • 1ª semana: Amor, por Sérgio Vaz
  • 2ª semana: Natureza, por José Santos
  • 3ª semana: Amizade, por Sérgio Vaz
  • 4ª semana: Lembrança, por José Santos

Ao final do projeto, os poemas serão publicados no portal. Coloque a criatividade em prática, clique aqui e participe do Uma Rima Puxa a Outra!

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Sérgio Vaz, poeta das ruas

Morador da periferia, o autor descobriu na música um motivo para viver da rima

há 11 anos
Notícias

José Santos, o poeta do mundo infanto-juvenil

Com ajuda dos filhos, José Santos escreve livros e promove oficinas de rimas

há 11 anos
Notícias

8 poetas contemporâneos para apresentar aos alunos

Autores que refletem sobre temas atuais ajudam a aproximar estudantes do gênero literário poesia

há 5 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.