O Grupo de Estudos sobre a Educação Básica Brasileira é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP). Durante os anos de 2017 e 2018, os pesquisadores do projeto promoveram cinco seminários com profissionais atuantes na área para discutir os problemas da educação no país. A síntese das discussões foi publicada no documento “Diagnósticos e Propostas para a Educação Básica Brasileira”, disponibilizado gratuitamente na internet.

A publicação resgata as principais considerações produzidas nos seguintes seminários: “Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?”, com as professoras Bernardete Angelina Gatti, Maria Inês Fini e o professor Naomar Monteiro de Almeida Filho; “Qualidade da Educação Básica: o que realmente significa isso?”, com os docentes Guiomar Namo de Mello e José Renato Nalini; “Tecnologias, educação a distância, escola integral: em que pé estamos?”, que contou com Marcos Formiga, Chao Lung Wen, Guilherme Ary Plonski e Maria Alice Carraturi; “Documentos oficiais: eles impelem ou impedem as ações docentes?”, com Francisco Cordão e César Callegari e, por fim, “Escolas e experiências inovadoras: o que se pode admirar apesar de tudo?”, debatido por José Francisco de Almeida Pacheco e Kátia Schweickardt.

Veja mais:
E-book analisa o papel de diferentes setores para melhorar a educação no país
“Educação precisa superar problemas do século 20 e apontar para o 21”
No Brasil, problema da educação é falta de recursos, não de gestão, aponta professor da USP

Crédito da imagem: diego_cervo – iStock

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